Arquivo

Cine Psiquiatria discute o papel do psiquiatra em busca de sua própria realização

“Hector, a Procura da Felicidade” (2016) foi o filme escolhido pela Dra. Viviane Franco (médica psiquiatra, supervisora da residência médica em Psiquiatria do Instituto Bairral) para mediar uma discussão no projeto Cine Psiquiatria do mês de abril de 2016. No enredo, o psiquiatra Hector (Simon Pegg) está cansado de sua vida e dos problemas de seus pacientes. Ele, na verdade, se sente frustrado por não conseguir ajudá-los a encontrar a felicidade. Com o incentivo da esposa (Clara Rosamund Pike), ele faz uma viagem sozinho ao redor do mundo, em busca de novas experiências. Durante a viagem, ele questiona as pessoas sobre o que as faz feliz e se dá conta de que precisa questionar-se a si mesmo. Ao longo desse percurso, Hector vai conhecer variadíssimos tipos de pessoas e outras tantas formas de estar na vida. Mas é quando se vê em perigo que compreende o real valor da sua existência e que as coisas que o prendem à vida são, na verdade, tudo o que lhe faz falta para ser feliz.  O pano de fundo deste filme fez suscitar entre as presentes questões relevantes do próprio processo de formação do psiquiatra, de suas identificações e suas realizações pessoais enquanto pessoa e ser humano.

Dra. Viviane Franco, mediadora do Cine Psiquiatria mês de abril de 2016.

Dra. Viviane Franco, mediadora do Cine Psiquiatria mês de abril de 2016.

CREMESP reconhece qualidade do Instituto Bairral

O “Jornal do Cremesp”, órgão do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, publicou em sua edição 334, do mês de março de 2016, na coluna “Instituições de Saúde”, reportagem sob o título “Bairral oferece programas específicos de tratamento psiquiátrico”.

O texto destaca aspectos importantes da atuação do Instituto Bairral, entre as quais o modelo de tratamento baseado em perfis diagnósticos. Também aponta itens de inovação que vêm sendo adotados nos últimos anos, tais como a instalação de um programa de Residência Médica, as parcerias com importantes universidades e o aperfeiçoamento de seu ambulatório. A menção ao Instituto Bairral numa publicação oficial do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo demonstra a credibilidade que nossa instituição vem adquirindo. O reconhecimento por parte de órgãos de classe, das universidades, dos gestores de saúde e da sociedade em geral é a sinalização de que o Instituto Bairral está no caminho certo da busca das melhores práticas e da inovação características dos mais renomados serviços de saúde.

FÓRUM CONFENACT – Marco Regulatório das C.Ts

Acontecerá nos próximos dias 5 e 6 de maio, na sede da FEBRACT em Campinas (SP),  o Fórum da CONFENACT – Confederação Brasileira das Comunidades Terapêuticas.

O evento terá como intenção principal, a divulgação e debates dos principais pontos do Marco Regulatório das Comunidades, aprovado em 2015.

Várias personalidades de todo Brasil abordarão os principais pontos de tão importante documento.

Atualmente as Comunidades Terapêuticas, cerca de 1400 em todo Brasil, acolhem cerca de 70 % de todos os dependentes químicos em tratamento.

A C.T. Santa Carlota levará sua experiência através do seu coordenador técnico, Maurício Landré e do nosso Diretor Superintendente Nivaldo José Caliman.

REDIMENSIONADO Anexo sem título 00758

Esquizofrenia super-refratária foi tema de mais um encontro do CEPAB

O tema “Esquizofrenia Super-Refratária” foi o escolhido para o encontro do mês de março de 2016 do Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (CEPAB), uma das entidades federadas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Para tanto, contou com as palestras atualizadas do Dr. Marcelo Adelino Pinheiro (psiquiatra do setor Vivenda do Instituto Bairral e secretário do CEPAB na gestão 2015-2017) e do Dr. Alexandre Tzermias (médico-residente do segundo ano de psiquiatria do Instituto Bairral). Ambos caminharam em seus discursos versando sobre o histórico da esquizofrenia, dados epidemiológicos, modificações diagnósticas ao longo dos manuais diagnósticos até chegarem ao conceito atual do que vem a ser de fato uma esquizofrenia super-refratária. Quanto às formas de tratamento tanto medicamentoso quanto intervencionista, os médicos explanaram o papel da clozapina e da eletroconvulsoterapia (ECT) em meio ao arsenal terapêutico disponível atualmente, sua eficácia e limitações. Abordaram, também, algumas pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em busca de alternativas para os sintomas de prejuízo cognitivo e sintomas negativos dessa doença, algumas das quais estão sendo avaliadas em pesquisas clínicas em curso aqui mesmo no Instituto Bairral.

Dr. Marcelo Adelino Pinheiro Machado e R2 Dr. Alexandre Tzermias.

Dr. Marcelo Adelino Pinheiro Machado e R2 Dr. Alexandre Tzermias.

Bairral presente no Congresso “Clínica Psiquiátrica” 2016”

O Instituto Bairral esteve presente no IV Congresso “Clínica Psiquiátrica 2016”, promovido em São Paulo (SP) pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Foram três dias de cursos, palestras e painéis, tendo como ênfase a análise do desenvolvimento de habilidades clínicas e a inter-relação das suas dimensões biológica, sociocultural, afetiva e cognitiva. A proposta do encontro foi a de promover a integração de conhecimento de campos variados e a transcendência da multi para a transdisciplinaridade, em busca de todos os reflexos desse exercício intelectual, desde a clínica cotidiana na intimidade dos consultórios até a organização de serviços e da saúde pública. Além da participação técnica com a presença dos médicos Milan Patricio Bata Mitrovitch, Elias Ajub Neto e Lucas Passos Theodoro, do nosso corpo clínico, compareceram também ao congresso o Diretor Técnico Dr. Marcelo Ortiz de Souza, o Diretor de Relações Externas Dr. Agenor Pares de Lima e o Diretor Superintendente Nivaldo José Caliman.

O Instituto Bairral marcou presença também com um estande promocional, que recebeu intensa visitação.

Dr. Agenor Pares de Lima (Diretor de Relações Externas) e Vera Lucia Armani (Assistente Administrativa Executiva) do Instituto Bairral, presentes no IV Congresso "Clínica Psiquiátrica 2016".

Dr. Agenor Pares de Lima (Diretor de Relações Externas) e Vera Lucia Armani (Assistente Administrativa Executiva) do Instituto Bairral, presentes no IV Congresso “Clínica Psiquiátrica 2016″.

Nivaldo José Caliman (Diretor Superintendente) e Dr. Agenor Pares de Lima (Diretor de Relações Externas) do Instituto Bairral, presentes no IV Congresso "Clínicas Psiquiátricas 2016".

Nivaldo José Caliman (Diretor Superintendente) e Dr. Agenor Pares de Lima (Diretor de Relações Externas) do Instituto Bairral, presentes no IV Congresso “Clínicas Psiquiátricas 2016″.

Página 1 de 10312345...102030...Last »