Arquivo

Semana da Enfermagem 2016

Tradição de muitos anos no Instituto Bairral, a comemoração da Semana da Enfermagem gera grandes expectativas para o pessoal da área. São nítidas, a cada evento, a satisfação e a dedicação dos profissionais convidados para ministrar conhecimentos. Este ano a comissão organizadora foi composta pelo Coordenador de Enfermagem José Alex Vicente, Supervisora de Enfermagem Tamara Silvestrin Rogato e pelos enfermeiros Beatriz Juliana Zancheta, Danieli Cristina Bellini e Luis Roberto Pereira.

As atividades tiveram início dia 24 de maio, nos períodos da manhã e tarde, com a palestra “O papel terapêutico do profissional de enfermagem: importância, limites e eficácia”, ministrada pelo médico psiquiatra Dr. José Gallucci Neto, que pertence aos quadros do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e é um dos supervisores da Residência Médica em Psiquiatria do Instituto Bairral. O Dr. Gallucci abordou o tema com muita clareza, explanando a realidade do nosso cotidiano e enfatizando a importância do papel da enfermagem na área da psiquiatria.

O encerramento ocorreu no dia seguinte, e na cerimônia de abertura o Coordenador de Enfermagem José Alex Vicente surpreendeu o público revelando que a partir de 2017 esse evento ganhará o nome de Semana da Enfermagem “Maria Amélia Torezan”, em homenagem a essa extraordinária profissional que durante muitos anos respondeu com elogiável competência pela coordenação de enfermagem no Instituto Bairral. Na sequência, os colaboradores dessa área foram homenageados com uma exposição de fotos dos profissionais nos diversos campos de atuação.

Após as homenagens, teve lugar uma palestra-show a cargo dos Hospitalhaços, que, com todo talento, brindaram o público presente com muita emoção, alegria e interatividade. No encerramento, houve sorteio de brindes, um saboroso coquetel e uma brilhante apresentação musical a cargo do enfermeiro Marco Aurélio Tosta Longo, membro da equipe.

Profissionais da enfermagem participando das palestras.

Profissionais da enfermagem participando das palestras.

Hospitalhaços participando da semana de enfermagem.

Hospitalhaços participando da semana de enfermagem.

Coordenador de Enfermagem José Alex Vicente surpreendeu o público revelando que a partir de 2017 esse evento ganhará o nome de Semana da Enfermagem “Maria Amélia Torezan”

Coordenador de Enfermagem José Alex Vicente surpreendeu o público revelando que a partir de 2017 esse evento ganhará o nome de Semana da Enfermagem “Maria Amélia Torezan”.

Bairral participa de Curso MAPHO

Nos dias 12 e 13 de maio o fisioterapeuta Felipe R. Pereira de Souza representou o Instituto Bairral no curso realizado no Instituto ISI, em Campinas, sobre o Método MAPHO (Movimentação Adequada de Pacientes Hospitalizados), treinamento de capacitação que no Brasil é levado a efeito pela Escola Ocra Brasiliana. O curso foi ministrado pelos professores italianos Olga Menoni e Natale Battevi, com participação dos professores brasileiros Ruddy Facci e Edoardo Santino.

A metodologia MAPHO tem como principais objetivos, dentro do ambiente hospitalar, avaliar os riscos dos esforços no manuseio e levantamento de pacientes acamados, propor melhorias das condições de trabalho e prevenção de lombalgias e acidentes de trabalho entre os trabalhadores da saúde.

Participaram do curso fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em segurança do trabalho, gestores hospitalares e o procurador do Ministério Público do Trabalho. Foi um evento instrutivo, que irá trazer benefícios para os trabalhadores na medida em que estimulou o olhar ergonômico dos profissionais para avaliação e orientações no ambiente de trabalho.

Curso ”Liderança Transformadora”

Nos dias 20 e 21 de maio desenvolveu-se no Instituto Bairral de Psiquiatria o curso “Liderança Transformadora”, destinado a todos os líderes da instituição e ministrado por Ana Grecco e Marta Misina, sócias diretoras da Consultoria Misina & Grecco. Foram abordados no evento os temas: Visão Sistêmica, Comunicação, Relacionamento Interpessoal, Gestão de Conflitos e Solução de Problemas.

O curso permitiu conhecer a importância do mapeamento de processos para a construção de uma visão sistêmica e o conhecimento das interfaces entre os setores, melhorando, consequentemente, a comunicação entre as áreas, objetivo principal do treinamento oferecido.

O evento caracterizou-se por muita dinâmica/vivência de construção de processos, identificação das dificuldades e sugestões de melhorias. Os participantes trabalharam em grupo, sentindo-se à vontade para expor o ponto de vista de cada um, sendo ouvidos pelos demais e interagindo positivamente. O grupo mostrou-se envolvido e empolgado com a proposta de implantação de ferramentas que auxiliam na gestão e na relação. Foi um dia produtivo, ficando claros os muitos benefícios que o aprendizado oferecido trará ao hospital.

Liderança do Instituto Bairral presente no curso "Liderança Transformadora".

Liderança do Instituto Bairral presente no curso “Liderança Transformadora”.

Jogos de Outono – 2016

No período de 17 a 20 de maio foram realizados os Jogos de Outono do Instituto Bairral de Psiquiatria, com a participação de diversos setores do hospital.  Esses jogos constituem uma tradição de décadas para comemorar a estação do ano de mesmo nome, quando as temperaturas ficam mais amenas e, portanto, mais propícias à prática esportiva ao ar livre. Leva-se em conta também a utilização das atividades esportivas para promover o bem-estar físico e mental dos pacientes, bem como aumentar a integração e amizade entre os mesmos e todos que convivem dentro da instituição.

Os pacientes inscritos foram divididos em quatro equipes de quatro cores diferentes, cada uma representando um país: Bandeira Amarela (Brasil), Bandeira Azul (Itália), Bandeira Laranja (Holanda) e Bandeira Vermelha (Espanha), sendo que em cada uma delas foram integrados pacientes originários de todos os setores participantes, proporcionando-lhes uma maior interação.

As atividades dos jogos tiveram início no dia 17 com o cerimonial olímpico de abertura na quadra da Praxiterapia Lúmen, compreendendo a entrada das bandeiras, hasteamento dos pavilhões nacional e olímpico ao som do Hino Nacional, cerimônia do fogo simbólico e juramento do atleta, com a participação dos próprios pacientes.

Como primeira atividade, logo após a cerimônia de abertura, ocorreu um bingo com a participação de todos os inscritos, oferecendo momentos de confraternização. Durante toda a semana tiveram lugar as modalidades de futebol, queimada, dominó e algumas provas de gincana, tais como batata quente (com a participação simultânea de quase 100 pacientes), dança das cadeiras e o lance livre. Devido ao mau tempo algumas modalidades foram canceladas, sem que isso diminuísse o brilho do evento. Ao serem encerradas as últimas atividades, todos os pacientes receberam como lembrança um diploma de Honra ao Mérito. Ao som do Hino Olímpico, foi extinto o fogo simbólico e arriada a bandeira olímpica.

A coordenadora do setor de Educação Física do Instituto Bairral, Prof.ª Daniele Colosso Craveiro, agradece a todos que colaboraram com a organização e execução do evento: os setores de Educação Física, Terapia Ocupacional, Psicologia, Assistência Social e Enfermagem, bem como os monitores de atividades. Sem todos esses setores trabalhando juntos não seria possível alcançar o sucesso obtido. E que venham as Olimpíadas internas do Bairral, no mês de setembro, comemorando o final do inverno e a chegada da primavera, a estação das flores!

Jogos de Outono do Instituto Bairral de Psiquiatria

Jogos de Outono do Instituto Bairral de Psiquiatria

Jogos de Outono do Instituto Bairral de Psiquiatria

Jogos de Outono do Instituto Bairral de Psiquiatria

Avaliação e Manejo das Dificuldades de Comunicação Humana

Ao longo de cinco encontros, ocorridos em 4, 11 e 18 de abril e 2 e 9 de maio, totalizando carga horária de 8 horas, desenvolveu-se no auditório do Instituto Bairral de Psiquiatria o curso ”Avaliação e manejo das dificuldades de comunicação humana”, ministrado por uma equipe multiprofissional composta pela psicóloga Liege Moure F. Baungartner, pela fonoaudióloga Laís Carvalho Mazzega e pela médica psiquiatra Taís S. Moryama, que ministraram aulas sobre a avaliação diagnóstica e plano terapêutico dos indivíduos com distúrbios da comunicação. O evento permitiu aos participantes familiarizar-se com os seguintes tópicos: como se dá o desenvolvimento de comunicação ao longo da infância; quais os distúrbios de comunicação mais comuns; quais os métodos que permitem a avaliação cognitiva de pessoas que não se comunicam pela via verbal; como podemos manejar e prevenir as crises comportamentais nessa população; e, por fim, algumas possíveis estratégias para melhoria da capacidade de comunicação desses pacientes, incluindo a implementação de sistemas alternativos de comunicação. O curso contou com 127 inscritos, que se reuniram em torno do tema não por outro motivo senão pelo desejo de levar qualidade de vida àqueles que não se comunicam, contribuindo para dar voz aos que não têm como se expressar!”

Avaliação e Manejo das Dificuldades de Comunicação Humana

Avaliação e Manejo das Dificuldades de Comunicação Humana

Página 1 de 10612345...102030...Last »