Arquivo

Estamos de fato caminhando para a judicialização da Psiquiatria?

No mês de julho o encontro mensal do Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (Cepab) – uma das federadas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) – foi palco de um assunto bastante atual, porém ainda muito polêmico tanto no meio médico e jurídico quanto para leigos. Os associados do Cepab discutiram o tema “Estamos de fato caminhando para a judicialização da Psiquiatria?”. O Dr. Paulo Roberto Santana (R2 no Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Instituto Bairral) discorreu inicialmente sobre o entendimento de judicialização, pela qual algumas questões de larga repercussão política ou social estão sendo decididas por órgãos do Poder Judiciário e não pelas instâncias políticas tradicionais como o Congresso Nacional e o Poder Executivo. O fenômeno é polissêmico e parece ter causas multifatoriais. O Dr. Paulo Roberto mencionou os deveres do Judiciário em garantir direitos dos cidadãos, mas comentou também como determinadas decisões podem trazer repercussões positivas e negativas para a saúde dentro da ótica da macrojustiça e da microjustiça, mostrando exemplos práticos de como isto tem acontecido. Apontou ainda, como possíveis soluções para este fenômeno não alcançar proporções desastrosas e oneração com custos e longos processos, a necessidade de um trabalho interdisciplinar mais próximo entre o Judiciário e os profissionais de saúde.

A Dra. Alessandra Diehl, médica psiquiatra e preceptora da Residência Médica do Instituto Bairral, somou mais informações ao tema discorrendo sobre “A judicialização na dependência química: internações compulsórias para usuários de álcool e outras drogas”, mostrando que o assunto é muito controverso no campo das dependências, principalmente em relação ao respeito da ética, às considerações motivacionais e ideológicas, às perspectivas econômicas e sobre a sua eficácia em diferentes cenários e contextos individuais. A Dra. Alessandra mostrou algumas evidências científicas sobre a internação compulsória no tratamento de dependentes de substâncias e mostrou que as investigações sobre a eficácia do tratamento obrigatório têm produzido um padrão misto, inconsistente e inconclusivo de resultados. Finalizou ressaltando que “poucos ou quase nenhum dado de pesquisa nacional tem sido produzido para nos fornecer parâmetros de efetividade, custo/benefício e eficácia deste modelo no Brasil, apesar da crescente observação, na prática clínica diária dos serviços, do aumento vertiginoso deste tipo de solicitação”.

Dr. Paulo Roberto Santana (R2 em psiquiatria do Instituto Bairral) na palestra sobre o tema “Judicialização da saúde: o conflito entre o individual e o coletivo”.

Dr. Paulo Roberto Santana (R2 em psiquiatria do Instituto Bairral) na palestra sobre o tema “Judicialização da saúde: o conflito entre o individual e o coletivo”.

Técnica de Orientação à Realidade no Setor Estância

A reabilitação neuropsicológica constitui-se em um tratamento que tem como objetivo a melhora das capacidades cognitivas, emocionais, comportamentais e psicossociais, visando a manter e resgatar a qualidade de vida e a autonomia de pessoas acometidas por algum comprometimento cognitivo. Para isso, diferentes técnicas foram desenvolvidas, dentre elas, a terapia de orientação à realidade (TOR). Esta é uma das técnicas utilizadas no setor Estância, uma das unidades de tratamento do Instituto Bairral de Psiquiatria, cuja psicóloga, Marisa Crivelaro Romão, realiza grupo específico em que trabalha estímulos cognitivos e também uma melhor estruturação do ambiente como estratégia compensatória do comprometimento cognitivo do paciente. Além da utilização de calendários, cartazes, fotos e relógios colocados estrategicamente no setor, a equipe providenciou uma cabine telefônica mais adaptada e facilitadora para este perfil de paciente. Outra atividade nesse sentido ocorreu recentemente, quando os pacientes puderam participar de um passeio de reabilitação neuropsicológica e retiraram um livro na Biblioteca Municipal da cidade como forma de complementação ecológica e generalização do trabalho desenvolvido dentro do setor. Avalia-se, com isso, que os pacientes sentem-se mais inseridos em rotinas e atividades do dia-a-dia, trabalhando aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais importantes para que sejam estimulados nesta fase da vida.

Passeio de reabilitação neuropsicológica e retiraram de livro na Biblioteca Municipal.

Passeio de reabilitação neuropsicológica e retiraram de livro na Biblioteca Municipal.

Biblioteca Municipal Itapira.

Biblioteca Municipal Itapira.

Cabine telefônica mais adaptada ao Setor Estância.

Cabine telefônica mais adaptada ao Setor Estância.

Capacitação “Construindo a Aliança Terapêutica”

O Instituto Bairral vem buscando a cada dia a inovação no âmbito da saúde mental, sempre com o objetivo de aperfeiçoar seu modelo de tratamento empregando planejamento, estratégias, qualidade e excelência. Em função da nova parceria que resultou na conquista das Residências Terapêuticas tipo II e do Centro de Atenção Psicossocial CAPS II, iniciou-se um grande projeto alternativo para o tratamento e acolhimento do nosso público-alvo. Esta nova conquista trouxe um grande desafio e provocou enorme motivação, e para melhor atender às pessoas inseridas nesse novo modelo de tratamento vêm sendo oferecidos capacitações e aprimoramentos às equipes das RT I e II e CAPS II. No dia 1.° de julho a equipe técnica do CAPS (enfermeira Danieli C. Bellini, psicólogas Marina Caversan O. de Souza e Fernanda O. Perin, assistente social Fernanda C. Rodelo e terapeuta ocupacional Aymêe F. Y. R. da Cruz) e a enfermeira responsável das RT (Roberta Inácia do C. Rossi) proporcionaram um encontro entre as equipes no qual desenvolveram o tema “CAPS II Onofre Batista & Residências Terapêuticas – Construindo a aliança terapêutica”. Este encontro proporcionou o compartilhamento de conhecimentos sobre a temática, desde orientações de funcionamento e divisão de responsabilidades até a troca de experiências por meio de dinâmicas, despertando a expressividade emocional, as limitações, os avanços já adquiridos, mudanças a serem feitas e empatia do time de cuidadores e enfermagem. O objetivo inicial foi atingido com sucesso e avaliado de modo positivo. Novos encontros e capacitações serão proporcionados para aperfeiçoar o desenvolvimento do processo de cuidar, proporcionando autonomia e reabilitação psicossocial às pessoas portadoras de transtornos mentais persistentes e graves.

Equipes das RT I e II e CAPS II, na Capacitação "Construindo a Aliança Terapêutica".

Equipes das RT I e II e CAPS II, na Capacitação “Construindo a Aliança Terapêutica”.

Equipes das RT I e II e CAPS II, na Capacitação "Construindo a Aliança Terapêutica".

Equipes das RT I e II e CAPS II, na Capacitação “Construindo a Aliança Terapêutica”.

Cine Psiquiatria: “A Tribo” (O Filme que Chocou Cannes mas saiu Premiado)

“A Tribo” (The Tribe), de 2014, do diretor Myroslav Slaboshpytskiy, foi o filme escolhido para exibição e debate do Cine Psiquiatria no mês de julho de 2016.  Na época chegou a chocar Cannes pelas cenas de sexo e pela violência, no entanto, acabou sendo premiado e elogiado no famoso festival. Esta atividade do Cine Psiquiatria contou com a mediação do Dr. José Américo Silva Filho, psiquiatra do Instituto Bairral de Psiquiatria. O filme é estrelado apenas por jovens surdos-mudos, sem um único diálogo, revelando um universo extremante violento; não tem, intencionalmente, nenhuma legenda nem voz em off. O enredo mostra o rapaz chamado Sergey, que ingressa numa escola especializada para surdos-mudos e logo descobre que, caso não se enturme com os “mais fortes”, será alvo de bullying. Mas esses colegas fazem parte de uma rede de crimes e prostituição – a Tribo do título. Os participantes discutiram as revelações e relações interpessoais que existem por dentro desse mundo isolado, além dos modos e dos rituais dessa comunidade. Foi um momento de aprofundamento que acrescentou muito aos que compareceram a mais essa sessão do Cine Psiquiatria, uma iniciativa ligada ao Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral – CEPAB.

Dr. José Américo (mediador do CINE PSIQUIATRIA CEPAB do mês de julho de 2016) entre os participantes dessa atividade.

Dr. José Américo (mediador do CINE PSIQUIATRIA CEPAB do mês de julho de 2016) entre os participantes dessa atividade.

Programa de Visitas de Observação – Setor de Psicologia

O Setor de Psicologia do Instituto Bairral recebe anualmente, nos meses de janeiro e julho, estudantes que vêm participar do Programa de Visitas de Observação. Esse programa visa a inserir acadêmicos do 4º e do 5º ano do curso superior de psicologia na rotina do trabalho do psicólogo dentro da instituição psiquiátrica. Para tanto, eles participam de grupos desenvolvidos pelas psicólogas, realizam discussão de casos com estas profissionais e acompanham outras atividades que fazem parte do tratamento, como as oficinas de terapia ocupacional, atividades esportivas, atividades comemorativas, de ressocialização, etc. Nesta primeira quinzena de julho já concluíram o programa as estudantes Ana Beatriz Chagas e Sabrina Galaxe, ambas do 5º ano de psicologia. Segundo Ana Beatriz, “foi uma grande honra poder conhecer o hospital por dentro, participar dos grupos, ter contato com os mais diversos pacientes e profissionais; saio daqui muito feliz para poder compartilhar com meus colegas o quão maravilhosa foi esta experiência”. Para Sabrina, “o Instituto Bairral é um exemplo de tratamento de forma humanizada, respeitando cada subjetividade, de modo a proporcionar o melhor acompanhamento possível durante o período de hospitalização. Adorei todos os setores, ficando até complicado falar do qual mais gostei. Adorei também cada paciente com quem conversei, aprendi demais com suas individualidades”. Com esses relatos, o Setor de Psicologia reafirma sua satisfação em receber os estudantes e poder contribuir para a formação profissional e experiência pessoal de cada um deles.

Setor de Psicologia do Instituto Bairral, recebe visita de observação.

Setor de Psicologia do Instituto Bairral, recebe visita de observação.

Página 1 de 10812345...102030...Last »