Arquivo

Centro Integrado do Desenvolvimento da Infância e Adolescência

Nos dias 7 e 14 de novembro o Instituto Bairral promoveu um workshop de um novo trabalho iniciado em 21 de novembro. Seu objetivo foi o de apresentar e promover o Centro Integrado do Desenvolvimento da Infância e Adolescência, que proporcionará avaliações e testes que serão realizados por uma equipe multiprofissional coordenada pela médica psiquiatra da infância e adolescência Dra. Taís Moriyama, preceptora da residência médica em psiquiatria da infância e adolescência do Instituto Bairral.

Os temas abordados nesses dois dias foram apresentados pela Dra. Tais: no dia 7 de novembro, “Cognição, emoção e comportamento da primeira infância”, e no dia 14, “Cognição, emoção e comportamento na adolescência”.

O evento teve grande participação de público da área da saúde, educação e familiares. “Para os pais pode ser um desafio saber se o desenvolvimento de seu filho segue o curso esperado. Nosso centro integrado de desenvolvimento pode ajudar pais e profissionais a mapear o desenvolvimento de crianças e adolescentes”. (Núcleo de Avaliação)

Para mais informações: saudemental@bairral.com.br – (19) 3863-9436

Participante do workshop de apresentação do Centro do Desenvolvimento da Infância e Adolescência.

Participante do workshop de apresentação do Centro do Desenvolvimento da Infância e Adolescência.

Declaração de Mallorca reconhece a Comunidade Terapêutica como uma das abordagens mais eficazes para a reabilitação e reinserção dos dependentes químicos e suas famílias em todo o mundo

O WFTC (Federação Mundial das Comunidades Terapêuticas) é uma associação internacional que tem por objetivo reunir e apoiar o amplo movimento global das CTs em todo o mundo. O WFTC fornece cooperação, compreensão e orientação.

A Declaração de Mallorca foi aprovada em 03 de dezembro de 2016, na cidade de Palma de Mallorca, no âmbito da celebração do V Instituto da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (WFTC), organizado pelo projeto Início Baleares e Associação Projeto Homem. Participaram mais de 150 especialistas em dependência química e comunidades terapêuticas de 26 países. Maurício Landre, Coordenador Técnico da C.T. Santa Carlota do Instituto Bairral de Psiquiatria, foi um dos representantes brasileiros. Esta declaração é o resultado de três dias de deliberações e contribuições, organizados em grupos de trabalho sob a liderança do Conselho da WFTC e Membro do Comité Científico do Instituto.

A Declaração de Mallorca é baseado em um conjunto de ações, recomendações e acordos sobre cuidados universais, tratamento, reabilitação e reinserção social da população de adictos, que inclui a prevenção da dependência química, a fim de implementá-las nos próximos dez anos, até 2026. A declaração acima foi criada em 2010 na cidade italiana de Gênova durante o Instituto WFTC IV, organizado pelo CEIS Genoa.

A declaração de Mallorca reconhece a Comunidade Terapêutica como um dos procedimentos de reabilitação mais eficazes e de reinserção de dependentes químicos e suas famílias em todo o mundo.

Todos os participantes se comprometem a realizar as ações e recomendações expressas na Declaração e movê-los para suas comunidades terapêuticas e do resto da comunidade regional e internacional.

PRINCÍPIOS GERAIS

A Declaração de Mallorca foi preparada sob os seguintes princípios gerais:

COMPROMISSO COM AS PESSOAS

O trabalho das CTs é totalmente focado em fornecer o melhor serviço para aqueles que sofrem por causa de sua adicção, bem como ao seu ambiente social e familiar e suas comunidades em todo o mundo. Também estamos comprometidos com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração dos Direitos da Criança e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

INOVAÇÃO
Reconhece a eficácia dos elementos essenciais das comunidades terapêuticas e a ampla variedade de metodologias e abordagens adaptados para as CTs de cada região do mundo. A pesquisa e a evidência prática com base é reforçada.

PARTICIPAÇÃO
A Declaração foi adotada pelos participantes do Instituto WFTC V, na sequência de um processo sistemático e participativo, com consenso e transparência.

ALCANCE
As propostas da Declaração são específicas, claras e mensuráveis. As conclusões são realistas, exequíveis e acessíveis.

DIVULGAÇÃO
A difusão ativa desta declaração será feita para todas as TCs. Também será divulgada a todos os interessados em níveis locais, nacionais e internacionais, instituições da sociedade civil, organizações profissionais, sociedade civil organizada e famílias.

PRINCIPAIS QUESTÕES

As CTs atendem a uma ampla variedade de perfis de dependentes químicos, e destaca, especificamente, o aumento de grupos em situação de vulnerabilidade como mulheres, crianças, pessoas em situação de rua, pessoas com HIV, hepatite C, comorbidades e apenados.

As intervenções devem ser adaptadas às necessidades dos usuários e sua diversidade cultural, econômica, social e religiosa.

É essencial que os representantes de organizações internacionais e regionais, governos, sociedade civil e do setor privado, reconheçam o papel do movimento das Comunidades Terapêuticas na resolução de problemas relacionados com o álcool e outras drogas e o consequente sofrimento dos usuários e seus familiares . As CTs estão na luta contra a estigmatização da população usuária de álcool e outras drogas.

As CTs estão introduzindo dispositivos de rastreamento para melhorar a reinserção social dos usuários. Esta monitorização é essencial para reduzir episódios de recaída.

Famílias e outras redes sociais tornam-se fatores-chave durante o tratamento na CT e devemos incentivar a sua participação neste processo.

A promoção da investigação e de resultados baseados em evidências científicas é crucial para a sustentabilidade das CTs. Também convidamos todas as organizações a participar na publicação de artigos científicos e em colaboração com a comunidade acadêmica e de pesquisa.

Apelamos ao WFTC e todos os seus membros para realizar estudos de custo-benefício para demonstrar o valor do modelo de CT para as partes interessadas.

Reconhecemos que a transparência e a responsabilidade são aspectos fundamentais do funcionamento das organizações. Estes são os pré-requisitos para a obtenção e manutenção da credibilidade dos governos e da sociedade civil organizada.

Em muitos países as CTs são subfinanciadas. Nós encorajamos os políticos para apoiar as CTs responsáveis porque  fornecem uma ajuda insubstituível para a recuperação de dependentes químicos. É urgente diversificar os recursos e explorar alternativas de financiamento.

O WFTC irá reforçar a presença e movimento a favor da CT nas organizações e fóruns internacionais em colaboração com as federações e redes da sociedade civil regionais.

Nós reconhecemos que as equipes das CTs necessitam de treinamento e educação continuada, orientação, assistência e supervisão externa. Você deve cuidar do bem-estar dos funcionários para minimizar a possibilidade de ocorrência de esgotamento e/ou exaustão dos mesmos.

A liderança da CT deve ser inspiradora, transparente e servir a comunidade e organizações. O movimento das CTs está evoluindo para novos modelos de liderança organizacional. A renovação dos líderes é muito importante e pode ser alcançada através de planos de sucessão cuidadosamente projetados.

Comunidades Terapêuticas requerem equipes interdisciplinares de profissionais, incluindo os profissionais com experiência vital para lidar com a complexidade da dependência ao álcool e outras drogas dentro de um modelo biopsicossocial. A identidade do pessoal CT encontra-se em uma combinação de profissionalismo, dedicação ao serviço e paixão para ajudar as pessoas.

Divulgação através da Internet e redes sociais é indispensável para aumentar a conscientização da sociedade sobre os efeitos e as consequências causadas pelo uso de drogas. Este tipo de difusão também ajuda a aumentar a visibilidade da eficácia do modelo da CT.

CONCLUSÃO

Esta declaração reafirma o compromisso do movimento das CTs para servir e tratar dos dependentes químicos e seu ambiente social e familiar em todo o mundo, restaurando a esperança, dignidade e bem-estar pessoal.

Palma de Mallorca, 3 de dezembro de 2016

Sushma Taylor Jesus Mullor

Presidente da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas

V Comissão Científica do Instituto WFTC

Tradução: - Piti Hauer

Tradução: – Piti Hauer

Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota estará representada no V Instituto da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas

O Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota (Programa do Instituto Bairral de Psiquiatria) Maurício Landre foi convidado para representar as comunidades terapêuticas do Brasil no V Instituto da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (V WFTC Mallorca 2016), que acontecerá em Palma de Maiorca, na Espanha, de 30 de novembro a 3 de dezembro, organizado pelas Associações Projectehome Balears e Proyecto Hombre. O convite partiu da FEBRACT –  Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas.

O evento reunirá líderes especialistas históricos e emergentes em comunidade terapêutica de todo o mundo, que têm como grande objetivo em comum tornar possível que uma pessoa possa se libertar das drogas, e terá como documento básico para os fóruns de discussão a Declaração de Gênova”, formulada em 2010 em Gênova, na Itália, quando lá se reuniram mais de 250 especialistas, entre os quais se achava Maurício Landre.

“Somos testemunhas de um mundo que vem sofrendo mudanças estruturais rápidas, que vão desde o rompimento com normas sociais aceitas e acordadas, ou simplesmente aceitas, até as vendidas pelo ‘canto da sereia’ da gratificação imediata”, diz Maurício, que complementa: “Novas drogas estão surgindo. A internet e a velocidade do mundo digital têm manifestado preocupação que, em conjunto com a violência urbana, fazem com que a existência de comunidades terapêuticas seja mais necessária do que nunca.”

Entre os membros do Comitê Científico do encontro estará presente o PhD George De Leon, maior pesquisador em comunidades terapêuticas no mundo. Além do coordenador da CT Santa Carlota, farão parte da delegação brasileira o Presidente da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Luís Roberto Chaim Sdóia, e a Diretora e Coordenadora do Programa Além da Rua do Instituto Padre Haroldo, Lúcia Sdóia, que estarão discutindo temas importantes para o futuro das CTs.

Com certeza teremos muitas contribuições a dar no conclave com vários exemplos exitosos, principalmente com o modelo adotado pelo Estado de São Paulo junto ao SUS e ao Instituto Bairral de Psiquiatria, que decidiram investir no modelo que trabalha os vínculos e o estilo de vida capaz de auxiliar o paciente na sua reinserção social.

Maurício Landre, Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota (Programa do Instituto Bairral de Psiquiatria) foi convidado para representar as comunidades terapêuticas do Brasil no V Instituto da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (V WFTC Mallorca 2016).

Maurício Landre, Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota (Programa do Instituto Bairral de Psiquiatria) foi convidado para representar as comunidades terapêuticas do Brasil no V Instituto da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (V WFTC Mallorca 2016).

logo

XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria Instituto Bairral – Presença e Sucesso

São Paulo sediou o XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria no período de 16 a 19 de novembro. Este ano o evento aconteceu no Transamérica Expo Center, comemorando os 50 anos da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

Foram cerca de 5.000 profissionais inscritos, 160 sessões científicas com 450 palestrantes, sendo 50 internacionais, totalizando 300 horas de atividades nos quatro dias de Congresso. Fizeram ainda parte da programação, 50 conferências, 12 cursos e 10 sessões/aula da série “como eu faço”.

Destaque também para a eleição da nova presidente da ABP, a psiquiatra Dra. Carmita Abdo.

O Instituto Bairral de Psiquiatria teve, mais uma vez, uma presença marcante, com 14 pôsteres aprovados, o bicampeonato na competição de vídeo com o curta metragem “Destinos Incertos”, realizado pelos R-2 do Programa de Residência Médica.

Outra presença marcante foi o nosso estande, onde o Instituto se apresentou pela primeira vez a comunidade psiquiátrica brasileira, como um COMPLEXO EM SAÚDE MENTAL. Através do material publicitário distribuído, apresentamos em detalhes todos os serviços oferecidos, com atuação nas mais diversas frentes do universo da saúde mental. Destaque para o mais recente serviço – CIDe – Centro Integrado de Desenvolvimento da Infância e Adolescência.

Agregou-se a este momento, a grande repercussão da reportagem de 8 páginas, apresentada na edição 2504 da Revista Veja, intitulada “Mentes em Choque”. Na referida reportagem, o Instituto Bairral foi apresentado como o hospital modelo no tratamento psiquiátrico no Brasil, na opinião dos mais importantes e influentes psiquiatras do país. A reportagem, em sua versão virtual, obteve mais de 2.800.000 visitas em menos de 4 dias de exibição.

Em 2017, ano em que o Bairral estará completando 80 anos, o XXXV Brasileiro de Psiquiatria acontecerá novamente na cidade de São Paulo.

Confira os vídeos da matéria “Mentes em Choque” da Revista Veja no link: http://veja.abril.com.br/complemento/saude/mentes-em-choque/

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Foto 29-11-16 16 32 36 (2)

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Instituto Bairral presente no XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Imagens da edição 2504 da Revista Veja, intitulada “Mentes em Choque”

Imagens da edição 2504 da Revista Veja, intitulada “Mentes em Choque”

Imagens da edição 2504 da Revista Veja, intitulada “Mentes em Choque”

Imagens da edição 2504 da Revista Veja, intitulada “Mentes em Choque”

Psiquiatra do Instituto Bairral será uma das Palestrantes no 4.º Congresso Internacional Freemind

A médica psiquiatra Dra. Alessandra Diehl, atual presidente do Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (Cepab) e preceptora da residência médica em psiquiatria do Instituto Bairral, é uma das convidadas a participar como palestrante em painéis temáticos do 4.° Congresso Internacional Freemind, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de dezembro de 2016, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). O tema do evento será “Drogas: por um mundo melhor, vamos tocar neste assunto”. O objetivo é propor o envolvimento e a reflexão de toda sociedade para debater um tema difícil, porém de fundamental importância. Estão previstos nove cursos de capacitação internacional na área de prevenção e tratamento para a dependência química, além de várias palestras e diversos painéis temáticos. A Dra. Alessandra pretende abordar a interface da sexualidade com o uso de substâncias psicoativas. Ela também comentou que se trata de um evento imperdível para todos os profissionais da área e sobretudo para os pais e educadores que desejam saber mais sobre como fazer para evitar que esta terrível condição atinja suas famílias e suas escolas.

Para saber mais acesse o site: https://freemind.com.br/4o-congresso-internacional

Dra. Alessandra Diehl é uma das palestrantes do 4º Congresso Internacional Freemind.

Dra. Alessandra Diehl é uma das palestrantes do 4º Congresso Internacional Freemind.

Página 1 de 11412345...102030...Last »