Arquivo

Residência Médica 2014 – R1

No mês de março uma nova turma de médicos iniciou a Residência Médica em Psiquiatria do Instituto Bairral. Os novos Residentes de Psiquiatria (R1) são: Addy Delouya, Aldo Cabrera Casarotto, Anita Marco Fonseca, Cíntia Miyuki Ito, Érica Maia, Iuri Barbieri Dominici, Murilo Brasileiro Ramos Galvão e Rafael do Nascimento Manrique. Todos já iniciaram sua participação na grade de atividades oferecidas, tais como plantões, aulas e supervisões de casos, atuação no Ambulatório de Saúde Mental, psicoterapia, participação em eventos internos do hospital, elaboração de debates teóricos sobre temas pertinentes à área de Psiquiatria, reuniões clínicas, atuação nas enfermarias do Prédio Central do Instituto Bairral e interconsultas no Hospital Municipal de Itapira. Vale salientar que todas estas atividades são supervisionadas por médicos e psicólogas do Instituto Bairral, enquanto que as aulas são ministradas pelos coordenadores da Residência, Prof. Dr. Renato Luiz Marchetti e Dr. José Gallucci Neto, do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Os médicos-residentes contam ainda com a orientação e a coordenação da Dra. Viviane Franco da Silva, da equipe médica do Bairral, que atua como preceptora da Residência. Neste mês de abril o Instituto Bairral está recebendo como estagiária a médica Melina Cintra Carvalho, da Universidade de Uberaba, que acompanhará a rotina de atividades da Residência em companhia dos demais R-1.

Nova turma de Residência Médica em Psiquiatria do Instituto Bairral.

Nova turma de Residência Médica em Psiquiatria do Instituto Bairral.

Nova turma de Residência Médica em Psiquiatria do Instituto Bairral.

Nova turma de Residência Médica em Psiquiatria do Instituto Bairral.

Treinamento: Modulo Estoque

No dia 24 de março o funcionário Fábio Juliano V. de Godoy, do Setor de Farmácia do Instituto Bairral de Psiquiatria, esteve presente em um curso de treinamento em estoque ocorrido em Campinas (SP) na sede da Wareline, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de informação hospitalar que presta serviços ao nosso hospital.

O treinamento teve como objetivo aprimorar as técnicas próprias do sistema utilizado pelo Bairral, garantindo maior dinamismo e eliminando falhas na entrada, saída e fiscalização de materiais e produtos de uso do hospital.

Os temas abordados no curso foram:

- Movimentação: saída de kits montados
- Movimentação: materiais anexos
- Movimentação: contagem de estoque
- Emissão de relatório curva ABC.

Funcionário Fábio Juliano V. de Godoy, do setor de Farmácia do Instituto Bairral.

Funcionário Fábio Juliano V. de Godoy, do setor de Farmácia do Instituto Bairral.

Funcionário Fábio Juliano V. de Godoy, do setor de Farmácia do Instituto Bairral.

Funcionário Fábio Juliano V. de Godoy, do setor de Farmácia do Instituto Bairral.

I Simpósio “Conversando sobre Internação Psiquiátrica e Dependência Química”

No dia 15 de março foi realizado no anfiteatro do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo (SP), o I Simpósio “Conversando sobre Internação Psiquiátrica e Dependência Química”.

Um grupo de funcionários do Instituto Bairral participou do evento: as assistentes sociais Ana Lívia e Wanessa Maria, do próprio hospital, e a psicóloga Maísa, a secretária Aline e os conselheiros Ulisses, Rubens, Ivair, Ricardo e Bruno, todos da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota.

Importante destacar que o Coordenador da CT Santa Carlota, Maurício Landre, foi um dos palestrantes do simpósio, apresentando o Modelo de Comunidade Terapêutica nela adotado.

Durante o evento foram discutidas questões como quando há indicação para internação, manejo de enfermagem no contexto da internação psiquiátrica para dependentes químicos, atividade física para dependentes químicos, família e sociedade, legislação, dentre outros.

Grupo de funcionários do Instituto Bairral participando do evento.

Grupo de funcionários do Instituto Bairral participando do evento.

Coordenador da Comunidade Terapêutica Santa Carlota, Maurício Landre.

Coordenador da Comunidade Terapêutica Santa Carlota, Maurício Landre.

Atualização em Psiquiatria Geriátrica

Em 21 e 22 de março realizou-se em São Paulo (SP) o XVIII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica, promovido pelo Projeto Terceira Idade (Proter) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Participaram os seguintes profissionais do Instituto Bairral: médicos psiquiatras Drs. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues, Francelma Freitas, Guilherme Viana Espessoto e Pedro Piloni e terapeuta ocupacional Renata Mariotoni Ramazzini de Freitas.

O simpósio abordou pesquisas sobre as últimas descobertas relacionadas à etiologia e diagnóstico de síndromes demenciais e da depressão em idosos. Houve também um curso sobre “Intervenções Psicossociais para Demência e Depressão no Idoso” no qual foram focalizados temas como a importância da educação na formação de reserva cognitiva; a sobrecarga dos cuidadores/familiares e a importância de reuniões de orientação com a equipe multiprofissional; e a importância da atividade física na terceira idade como prevenção/reabilitação dos transtornos demenciais, bem como no tratamento da depressão.

O evento contou com a participação da psiquiatra francesa Dra. Annie Druet Cabanac, que falou sobre a prevalência do déficit cognitivo e demência na França. O Instituto Bairral também participou com um pôster elaborado pela psiquiatra Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues, pela psicóloga Marisa Crivelaro Romão, do setor Estância, e pela terapeuta ocupacional Renata Mariotoni Ramazzini de Freitas. O pôster fala sobre o trabalho realizado no processo de preparação para a alta com elaboração de uma rotina para o paciente, baseada na Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais.

Dr. Guilherme Viana Espessoto (Médico Psiquiatra), Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues (Médica Psiquiatra), Renata Mariotoni Ramazzini de Freitas (Terapeuta Ocupacional) , Dra. Francelma Freitas (Médica Psiquiatra) e Dr.Pedro Piloni (Médica Residente em Psiquiatra) do Instituto Bairral.

Dr. Guilherme Viana Espessoto (Médico Psiquiatra), Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues (Médica Psiquiatra), Renata Mariotoni Ramazzini de Freitas (Terapeuta Ocupacional) , Dra. Francelma Freitas (Médica Psiquiatra) e Dr. Pedro Piloni (Médica Residente em Psiquiatra) do Instituto Bairral.

Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues (Médica Psiquiatra), Dra. Francelma Freitas(Médica Psiquiatra), Renata Mariotoni Ramazzini de Freitas (Terapeuta Ocupacional ) e Dr. Guilherme Viana Espessoto  (Médico Psiquiatra) do Instituto Bairral.

Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues (Médica Psiquiatra), Dra. Francelma Freitas(Médica Psiquiatra), Renata Mariotoni Ramazzini de Freitas (Terapeuta Ocupacional ) e Dr. Guilherme Viana Espessoto (Médico Psiquiatra) do Instituto Bairral.

Renata Mariotoni Ramazzini de Freitas (Terapeuta Ocupacional) e Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues (Médica Psiquiatra) do Instituto Bairral.

Renata Mariotoni Ramazzini de Freitas (Terapeuta Ocupacional) e Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues (Médica Psiquiatra) do Instituto Bairral.

Atleta de Itapira representando o Instituto Bairral é Vice – Campeão no 24.º Troféu Brasil de Triathlon em Santos (SP)

Maicon Moisés Duzo, atleta do Instituto Bairral de Psiquiatria, participou no dia 23 de março do 24.º do Troféu Brasil de Triathlon, disputado na cidade de Santos (SP).

Esse triatleta faz parte do Projeto de Incentivo ao Esporte desenvolvido pelo Instituto Bairral, que o incentiva e patrocina. Maicon é um dependente de drogas que se reabilitou na Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, onde revelou seu grande potencial para o esporte e ganhou uma oportunidade de realizar seu sonho e desenvolver seu talento.

Maicon é treinado pela Professora de Educação Física da CT Santa Carlota e do Instituto Bairral, Daniele R. Colosso Craveiro. Daniele deu início à sua preparação para esta competição logo após sua participação na Corrida da Lua na cidade de Campinas (SP), onde conquistou o 1.° lugar na sua categoria.

Informa a Prof.ª Daniele que “Maicon foi submetido a um intenso treinamento de três semanas visando à primeira etapa da competição. Nesse período tive que adaptar seus treinos na piscina simulando a dificuldade que ele encontraria no mar e, além disso, também tive que adaptá-lo no ciclismo, uma vez que ele sempre andou e competiu mountain bike. Na corrida eu já sabia de seu desempenho”.  A professora também elogia muito a dedicação e a disciplina do atleta nos treinamentos.

Diante de todo esse esforço o resultado apareceu: Maicon ficou em 2.º lugar na categoria Amador Short (25-29 anos), com o tempo de 1h11min, tempo este que a Prof.ª Daniele espera abaixar na próxima etapa.

O triathlon é uma modalidade esportiva na qual o atleta compete, por categoria, em três esportes diferentes: 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Agora Maicon se prepara para a segunda etapa, de cinco previstas, do Troféu Brasil, que terá lugar no próximo dia 1.º de junho em São Paulo (SP), na USP – Universidade de São Paulo, além de várias outras provas paralelas de que o atleta irá participar.

O Instituto Bairral agradece o apoio do empresário Rodrigo Mariotoni (ProRunner) e da nutricionista Carla Sartorelli, que estão ajudando para que o sonho de Maicon se torne realidade.

Atleta Maicon Moisés Duzo.

Atleta Maicon Moisés Duzo.

Atleta Maicon Moisés Duzo recebendo premiação.

Atleta Maicon Moisés Duzo recebendo premiação.

Página 1 de 6512345...102030...Last »