Arquivo

Bairral Presente no Simpósio do Proter

Nos dias 20 e 21 de março ocorreu o XIX Simpósio Nacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica, organizado pelo PROTER (Programa da Terceira Idade) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Nesse evento estiveram presentes os seguintes funcionários do Instituto Bairral de Psiquiatria: Dras. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues e Francelma Freitas (psiquiatras), Marisa Crivelaro Romão (neuropsicóloga) e Renata Mariotoni de Freitas (terapeuta ocupacional). Como atividade do simpósio as quatro profissionais participaram de um curso que lhes permitiu conhecer os rastreios cognitivos e as escalas de funcionalidade traduzidas e adaptadas para a população idosa brasileira mais atualizada. Em relação ao simpósio propriamente, destacou-se a troca de experiência com os profissionais que atuam no ambulatório do PROTER ao ressaltarem a importância do trabalho acerca da sobrecarga do cuidador em psicoterapia de grupo e psicoeducação para a melhoria da qualidade de vida do idoso com demência, com boa adesão.

Diferentes técnicas e produtos informatizados foram apresentados para auxilio em reabilitação cognitiva. Além disso, a neuropsicóloga Marisa e a psiquiatra Dra. Ana Maria puderam mostrar parte do trabalho realizado no setor Estância por meio do pôster intitulado “Diferenças na cognição e funcionamento entre idosos do gênero masculino e feminino com diagnóstico de síndrome alcoólica”, no qual se constataram dados similares aos da literatura científica referentes ao maior prejuízo funcional e em função executiva entre os homens, mas maior comorbidade psiquiátrica no gênero feminino. O evento incluiu ainda mesa-redonda com discussão de tratamentos não farmacológicos, como a estimulação magnética transcraniana e a eletroconvulsioterapia, enfocando a indicação desses recursos no tratamento de pacientes idosos portadores de transtornos mentais.

Marisa Crivelaro Romão (neuropsicóloga) e Renata Mariotoni de Freitas (terapeuta ocupacional), Francelma Freitas (psiquiatras), Dr. José Gallucci Neto (mestre em psiquiatria pela faculdade de medicina da USP) e Dra Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues

Marisa Crivelaro Romão (neuropsicóloga) e Renata Mariotoni de Freitas (terapeuta ocupacional), Francelma Freitas (psiquiatras), Dr. José Gallucci Neto (mestre em psiquiatria pela faculdade de medicina da USP) e Dra Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues.

Dra Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues e Marisa Crivelaro Romão funcionárias do Instituto Bairral, presente no Simpósio.

Dra Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues e Marisa Crivelaro Romão funcionárias do Instituto Bairral, presente no Simpósio.

Capacitação para o Setor de Lavanderia

Nos dias 18 e 19 de março o Setor de Segurança do Trabalho do Instituto Bairral de Psiquiatria, em parceria com o setor de RH, realizou um treinamento de todos os funcionários do Setor de Lavanderia, desenvolvido por Maria Heloísa Tavares Bariani,  Enfermeira da Educação Continuada, e por Juliano de Oliveira Momesso, Técnico em Segurança do Trabalho. Participaram 21 lavadeiros, os quais foram divididos em dois grupos (manhã e tarde).

Esse treinamento teve como objetivo aplicar as instruções de segurança descritas nas Ordens de Serviço dos Lavadeiros(as), aprimorar o conhecimento sobre lavanderia hospitalar, aperfeiçoar as técnicas de limpeza, tirar dúvidas e integrar a equipe.

O momento foi oportuno para implantar o uso de equipamentos, materiais e produtos químicos, bem como reformular as técnicas de limpeza de superfície, tanto na área limpa quanto na contaminada da Lavanderia. Permitiu também vivenciar situações práticas, contribuindo bastante para o aprendizado e tornando a atividade um evento dinâmico e interativo.

Funcionários do Setor de Lavanderia, presentes no curso de Capacitação.

Funcionários do Setor de Lavanderia, presentes no curso de Capacitação.

Funcionários do Setor de Lavanderia, presentes no curso de Capacitação.

Funcionários do Setor de Lavanderia, presentes no curso de Capacitação.

Palestra sobre Preparação para o Mercado de Trabalho na Unidade Avançada da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota

No dia 18 de março a Coordenadora de Recursos Humanos do Instituto Bairral de Psiquiatria Maria Stella Nóris Junqueira Mistro proferiu uma palestra sobre o tema “Preparação para o mercado de trabalho” para os residentes da Unidade Avançada da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota. Sua exposição foi presenciada 20 residentes e teve como intuito auxiliá-los no processo de reinserção no mercado de trabalho, já que estão no momento de reinserção social. Foram abordados os seguintes tópicos: as mudanças no mercado de trabalho, a era industrial e a era do conhecimento, a globalização, como o mercado de trabalho se apresenta, as exigências atuais, competências esperadas, como o candidato deve se apresentar ao mercado, como fazer um currículo, como se preparar e se portar em um processo seletivo.

O evento mostrou-se muito produtivo e de muita interação, possibilitando aos participantes repensar posturas e comportamentos que hoje são considerados muito importantes no mercado de trabalho.

Nova turma da Residência Médica em Psiquiatria

No dia 2 de março de 2015 uma nova turma de médicos-residentes iniciou suas atividades no Instituto Bairral de Psiquiatria. São oito médicos e esta é a quarta turma do Programa de Residência Médica do hospital. Os novos residentes foram recebidos na instituição pelo Preceptor da Residência Dr. Marcel Vella Nunes e pela secretária da Comissão de Residência Médica Tatiane Ferigatti. Posteriormente receberam as boas- vindas do Presidente do Conselho Diretor Alberto Luís de Mello Rosatto, do Diretor Administrativo Nivaldo José Caliman, do Diretor Técnico Dr. Marcelo Ortiz de Souza e da Coordenadora de Recursos Humanos Maria Stella Nóris Junqueira Mistro.

Cada uma das coordenadoras setoriais presentes ao ato – de Enfermagem Maria Amélia Torezan, de Terapia Ocupacional Maria Salete de Toledo Marques, de Serviço Social Silvana Cristina Pugina Guilherme, de Psicologia Priscila Jacheta Lauri e de Educação Física Daniele Regina Colosso Craveiro – fez a apresentação do seu setor, descrevendo o funcionamento de cada um e explicando a relação de cada atividade com o Programa de Residência Médica.

Na oportunidade a enfermeira do Centro de Educação Continuada Maria Heloisa Tavares Bariani apresentou um resumo da história do Instituto Bairral, fez o treinamento de dispositivos de segurança que serão usados pelos novos residentes e  levou-os a uma visita pelo hospital, mostrando-lhes as unidades externas e os setores do Prédio Central.

Da esquerda para direita: Alfredo Bosquero Piacentin, Paulo Roberto Oliveira Henrique Santana, Alexandre Portaro Tzermias, Rayli Lauro Jennyfer Brandão Sales, Flávio Henrique Barros de Simoni e Leonardo Afonso dos Santos, e à frente da esquerda para direita: Maria Elisa Martins Bezerra e Luana Dongue Martinez.

Da esquerda para direita: Alfredo Bosquero Piacentin, Paulo Roberto Oliveira Henrique Santana, Alexandre Portaro Tzermias, Rayli Lauro Jennyfer Brandão Sales, Flávio Henrique Barros de Simoni e Leonardo Afonso dos Santos, e à frente da esquerda para direita: Maria Elisa Martins Bezerra e Luana Dongue Martinez.

Congresso da ABEAD

Em 14 de março foi realizada no anfiteatro do Instituto Bairral de Psiquiatria a IV Jornada Preparatória para o XXIII Congresso Brasileiro da ABEAD – Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, cujo tema principal foi “Mulheres, álcool e droga: qual é o peso do gênero”.

O evento reuniu especialistas em dependência química, contando com a presença de mais de 120 estudantes e profissionais que trabalham na área, inclusive funcionários do Instituto Bairral que atuam nos setores de dependência química, especialmente aqueles que desenvolvem ações voltadas ao público feminino usuário de álcool e outras drogas.

A enfermeira Beatriz Zanqueta e a psicóloga Camila Mistro, funcionárias do Instituto Bairral, apresentaram inicialmente breve relato sobre o trabalho das enfermarias de mulheres e gestantes atendidas pelo SUS. Na ocasião houve também uma exposição de trabalhos realizados na Terapia Ocupacional pelas gestantes.

A jornada iniciou-se com uma videoconferência da Dra. Maristela Monteiro sobre o tema “Violência e álcool nas Américas”, na qual ressaltou o papel do álcool em traumas, lesões e na violência íntima e doméstica. Disse a videoconferencista que os dados mostram que, quanto maior a desigualdade social e de poder em relação aos gêneros de um país, maiores as chances de problemas com violência entre parceiros íntimos.

A psicóloga e doutora em Psiquiatria Clarice S. Madruga apresentou os dados dos dois últimos levantamentos nacionais sobre o consumo de substâncias psicoativas realizados no Brasil entre 2006 e 2012. Eles indicam que houve um aumento no consumo de álcool entre as mulheres e principalmente uma elevação no uso de derivados anfetamínicos e produtos conhecidos como “legal highs” no Brasil.

A psiquiatra Dra. Ana Alice Gigliotti mostrou a associação das oscilações hormonais nas mulheres com o desenvolvimento de sintomas no humor.

A Dra. Alessandra Diehl, psiquiatra do Instituto Bairral, abordou a questão do estigma como um dos fatores que dificultam o acesso ao tratamento da dependência química, especialmente em populações mais vulneráveis ao  preconceito.

O encontro teve prosseguimento com a participação do professor Dr. Mauro José Braz, que abordou os perigos da síndrome alcoólica fetal.

A Dra Neliana B. Figlie ressaltou que filhos de dependentes químicos são mais vulneráveis a se tornarem dependentes de substâncias psicoativas.

Já a psicóloga Sabrina Presman destacou a importância da facilidade de acesso ao tratamento, considerando questões sobre gestação, maternidade, violência sexual e presença de comorbidades.

Concluindo o evento, a Dra Mônica Zilbermann fez uma atualização das boas práticas clínicas na prevenção, no tratamento e nas políticas públicas voltadas para a questão do álcool e das drogas.

A Jornada trouxe dados atuais e deixou bastante evidente a gravidade dos malefícios do álcool e outras drogas nas mulheres, ressaltando a importância de um tratamento especializado.

Médicos, Enfeimeiros, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional do Instituto Bairral, presente no Congresso da ABEAD.

Médicos, Enfeimeiros, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional do Instituto Bairral, presente no Congresso da ABEAD.

Enfermeira Beatriz Zanqueta e psicóloga Camila Mistro, funcionárias do Instituto Bairral, apresentaram inicialmente breve relato sobre o trabalho das enfermarias de mulheres e gestantes atendidas pelo SUS.

Enfermeira Beatriz Zanqueta e psicóloga Camila Mistro, funcionárias do Instituto Bairral, apresentaram inicialmente breve relato sobre o trabalho das enfermarias de mulheres e gestantes atendidas pelo SUS.

Página 1 de 8412345...102030...Last »