Arquivo

Projeto ”Encontro de Líderes” no Bairral

Em 9 de maio ocorreu o primeiro encontro do projeto “Encontro de Líderes” do Instituto Bairral, mediado pela coordenadora de Recursos Humanos Maria Stella Nóris Junqueira Mistro e destinado a todas as lideranças setoriais da instituição.

O intuito destes encontros é promover o desenvolvimento contínuo dos líderes, estimular a constante busca de conhecimento, a prática do trabalho com as ferramentas gerenciais apropriadas e proporcionar a troca de experiências/vivências entre os setores. Ocorrerão mensalmente e serão divididos em dois momentos, sendo o primeiro para a apresentação de um tema relacionado à gestão/liderança, e o segundo destinado à apresentação de um “case” de sucesso da área.

A estreia foi satisfatória, constatando-se que o grupo está envolvido e focado, com potencial para conhecer mais o outro e o trabalho do outro, o que contribui para ampliação da visão sistêmica de seus integrantes.

Equipe de coordenadores, durante dinâmica.

Equipe de coordenadores, durante dinâmica.

Equipe de coordenadores, durante dinâmica.

Equipe de coordenadores, durante dinâmica.

Coordenadores César, Luísa e Vera, durante Encontro de Líderes.

Coordenadores César, Luísa e Vera, durante Encontro de Líderes.

Congresso da FEHOSP

De 8 a 11 de maio realizou-se em Atibaia (SP) o 27.° Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp).

As atividades desenvolvidas incluíram diversos fóruns técnicos, concebidos para ampliar o conhecimento técnico dos participantes, inclusive com a apresentação de casos destinada a servir de base para auxiliar na tomada de decisão em serviços de saúde. Camila Silva Marques e Luísa Helena Martelli Menezes, da equipe de coordenadores do Instituto Bairral, participaram no dia 8 do fórum “Gestão de Finanças e Custos”.

Dentre as palestras por elas presenciadas destacou-se um “case” de sucesso trazido pelo médico Dr. Guilherme Aquino, da Santa Casa de Belo Horizonte (MG), o qual narrou a criação de um centro regulador de internações com equipe
multiprofissional e estrutura emergencial que aumentou a qualidade dos
atendimentos e promoveu redução de custos. Essa Santa Casa é o maior
hospital em número de leitos SUS do Brasil (1.086, sendo 170 leitos de UTI), atendendo várias especialidades.

Em palestra referente a custos, o palestrante Marcelo Carnielo, diretor técnico da empresa Planisa, falou sobre a precificação dos serviços hospitalares, enfatizando que nos dias de hoje é importante saber o preço que está sendo praticado pela concorrência para adequar o próprio custo e chegar a um preço competitivo.

O prof. Vincent Dubois, da Fundação Dom Cabral, focalizou a importância do planejamento estratégico e acentuou que mesmo os hospitais filantrópicos precisam ganhar dinheiro para garantir qualidade no serviço prestado e principalmente para sua sobrevivência. Deixou a frase “Planejar é contar uma história… para frente” como uma provocação para os presentes, já que a grande maioria dos hospitais não tem um planejamento. “É preciso ter clareza do que fazer e do que NÃO fazer daqui a 5 anos”, frisou Dubois.

Outras palestras proferidas trouxeram conteúdos muito significativos para a gestão dos hospitais, abordando temas como: “A internet das coisas e seus reflexos nas organizações de saúde”; “Maturidade de gestão hospitalar e transformação digital –  Os novos caminhos da Saúde”; “Growth Hacking: uma nova forma de pensar”; “Novas oportunidades de receitas para entidades filantrópicas” e “Captação de recursos e gestão por processos”. Todas trouxeram uma nova perspectiva para as organizações de saúde e também mostraram uma nova postura que precisará ser adotada para permanecer no mercado e enfrentar seus desafios.

 

Coordenadoras Luísa Helena e Camila, durante 27º Congresso da FEHOSP.

Coordenadoras Luísa Helena e Camila, durante 27º Congresso da FEHOSP.

 

Curso de MBRP – Mindfulness baseado em Prevenção de Recaída

Entre os dias 23 e 29 de abril o Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota do Instituto Bairral, Maurício Landre, participou do Curso de MBRP – Mindfulness Baseado em Prevenção de Recaída, realizado na Casa Emaús, em Itapecerica da Serra (SP), ministrado pela equipe do MBRP Brasil – Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em MBRP.

O curso foi desenvolvido usando a metodologia de imersão em sessões e vivências práticas, discussões e treinamento com os instrutores, nessa técnica que cresce sua prática para diferentes perfis psicopatológicos, estresse e nos meios organizacionais.

A ideia é que ainda este ano as equipes da CT Santa Carlota e de outros programas do Instituto Bairral de Psiquiatria possam receber tal treinamento, beneficiando-se dessa prática e introduzindo-a para os acolhidos e pacientes, primeiramente nos tratamentos para dependência de álcool e doutras drogas. A prática contempla técnicas do tratamento básico, prevenção de recaída e técnicas de mindfulness.

Pode-se definir de uma maneira simples mindfulness como a “arte” de prestar atenção de um jeito específico: de propósito, no momento presente e sem julgar. É também ter compaixão e não julgamento consigo próprio e com suas experiências.

O treinamento auxilia a identificar pensamentos automáticos e gatilhos para uma reatividade muitas vezes impulsiva e destrutiva, que pode levar o individuo a uma recaída, seja no uso de drogas ou álcool, seja no desenvolvimento de sinais e sintomas do estresse e outras dificuldades que surgem nesses momentos.

Mindfulness não é não ter pensamentos ouestar perfeitamente concentrado, mas estar consciente de qualquer coisa que esteja acontecendo. “Se a mente divagar cem vezes, notamos a divagação e voltamos ao corpo.” O curso é dividido em três módulos – introdutório, teoria e aprofundamento – e é ministrado pela equipe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) por intermédio da professora Ana Regina Noto.

É o Bairral sempre inovando e acompanhando as evidências científicas e proporcionando a seus colaboradores e atendidos o melhor que existe no meio acadêmico e social.

Maurício Landre com participantes do Curso de MBRP

Maurício Landre com participantes do Curso de MBRP.

Curso “Desenvolvimento para Analistas de Treinamento e Desenvolvimento”

Em 25 e 26 de abril todos os integrantes da equipe de Recursos Humanos do Instituto Bairral presenciaram o curso “Desenvolvimento para Analistas de Treinamento e Desenvolvimento”, ministrado pela consultora Ana Grecco, sócia-diretora da empresa Misina & Grecco – Consultoria em Recursos Humanos.

O evento teve como objetivo alinhar conceitos e ampliar conhecimentos na área de treinamento e desenvolvimento, possibilitando entender o processo e suas etapas com um olhar mais estratégico, considerando que essa área envolve grande responsabilidade no desenvolvimento de nossos colaboradores.

O curso constituiu um momento de muito aprendizado e integração da equipe, proporcionando um grande aprimoramento para as rotinas de trabalho.

Ana Grecco e Equipe de Recursos Humanos durante curso.

Ana Grecco e Equipe de Recursos Humanos durante curso.

Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz visita Bairral

Na semana de 23 a 27 de abril Iane Melo, Polyana Medeiros Lustosa e Crislene Duarte Barbosa, funcionárias da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, do Piauí visitaram a área de Recursos Humanos/SESMT do Instituto Bairral e a Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota com o intuito de ampliar conhecimento e trocar experiências. As visitantes conheceram toda a estrutura de Recursos Humanos/SESMT da instituição, assim como da CT Santa Carlota.

Nos dias em que estiveram no setor de Recursos Humanos e no SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) foram-lhes explicados todos os processos dessas áreas, desde o recrutamento e seleção até a admissão do funcionário, incluindo planejamento de treinamento e desenvolvimento, segurança do trabalho e rotinas do Departamento Pessoal.

Na Comunidade Terapêutica participaram especificamente do dia-a-dia com os residentes, estando presentes no seminário, na espiritualidade e na cerimônia dos recém-chegados. A reunião de equipe também foi um momento que lhes possibilitou compreender todo o processo de tratamento, desde o recolhimento até a fase da reinserção social.

Iane, Polyana e Crislene, junto a Coordenadora de Recursos Humanos Maria Stella e sua equipe.

Iane, Polyana e Crislene, junto a Coordenadora de Recursos Humanos Maria Stella e sua equipe.

Funcionárias dodo SESMT, recebendo as visitantes.

Funcionárias do SESMT, recebendo as visitantes.

Funcionários da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, durante visita a Comunidade Terapêutica Santa Carlota.

Funcionários da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, durante visita a Comunidade Terapêutica Santa Carlota.

Visitantes acompanhadas da equipe de Segurança do Trabalho.

Visitantes acompanhadas da equipe de Segurança do Trabalho.

Página 1 de 14112345...102030...Última »

Warning: implode(): Invalid arguments passed in /home/bairral/www/blog/wp-content/themes/ZenHealth/footer.php on line 1