Arquivo

Conselheiro em dependência química conclui Curso de Aconselhamento

O conselheiro em dependência química Thiago Paquez Lucon concluiu neste semestre o Curso de Aconselhamento em Dependência Química (modalidade virtual) da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com um trabalho de conclusão de curso bastante interessante. Thiago desenvolveu sua dissertação em cima do título “Filho de peixe peixinho é? Crescendo em um ambiente com consumo de álcool e outras drogas”. Indubitavelmente os temas “família de usuários de álcool e outras drogas” e “filhos de dependentes químicos” têm importante relevância tanto do ponto de vista científico quanto do social-econômico e de políticas públicas. Percebe-se um crescente embasamento teórico e um arsenal científico nessa linha, principalmente na literatura internacional sobre as psicopatologias em filhos de dependentes químicos, como elucida o caso clínico descrito por Thiago. Na breve revisão bibliográfica realizada por ele constatou-se um enfoque maior dos estudos de prevalência no pai dependente químico e alguns poucos estudos abordando mais diretamente a dependência química da mãe e a influência desta no desenvolvimento infantil e puberal, bem como o aparecimento de psicopatologia em seus filhos. Por outro lado, a contribuição da psicanálise em uma revisão dos principais postulados psicanalíticos acerca dos transtornos pelo uso de substâncias psicoativas mostra o frequente comprometimento da função paterna, o funcionamento simbiótico e o narcisismo em usuários de álcool e drogas, os quais parecem merecer mais atenção em processos terapêuticos. As crescentes estatísticas de prevalência de transtornos psicopatológicos em filhos de dependentes químicos certamente justificam os programas preventivos dirigidos a essa população. Segundo Thiago, “existe uma necessidade de ampliação desta estratégia preventiva a fim de minimizarmos os danos em filhos de dependentes químicos causados pelo uso de substâncias psicoativas em uma família, evitando a inexorável repetição geracional de morbidade, a fim de que possamos quebrar o ciclo e dizer um dia: ‘Filho e peixe, nem sempre peixinho é!’”.

Cine Psiquiatria discute o filme “CISNE NEGRO”

O “Cine Psiquiatria”, a nova atividade extracurricular organizada pelos residentes de psiquiatria do Instituto Bairral, teve mais um encontro no mês de agosto com a discussão do filme “Cisne Negro”. Os residentes elogiaram muitíssimo essa produção cinematográfica que tem um enredo bastante envolvente e uma narrativa de uma beleza ímpar. Através da personagem Nina – a jovem, dedicada e perfeccionista bailarina –, interpretada pela premiada atriz Natalie Portman, os médicos-residentes discutiram a riqueza da sintomatologia psicótica apresentada, com sintomas de primeira ordem, a possível origem psicossocial dos sintomas estressores no aparecimento da doença, a personalidade pré-mórbida, a relação da personagem com sua mãe e o desfecho do filme. Os médicos-residentes aproveitam a oportunidade para convidar outros funcionários do Instituto Bairral para participar destes encontros com eles, os quais ocorrem em todas as primeiras quintas-feiras do mês, com início às 17h00, no auditório do hospital.

Médicos Residente em Psiquiatria do Instituto Bairral, em mais um encontro com a discussão do filme “Cisne Negro”.

Médicos Residente em Psiquiatria do Instituto Bairral, em mais um encontro com a discussão do filme “Cisne Negro”.

Médica do Bairral está entre as Top 15 pessoas do mundo selecionadas para participar de workshop em Genebra

A Dra. Alessandra Diehl, médica psiquiatra do 4.° Andar Masculino (Prédio Central), setor de dependência química do Instituto Bairral, é uma das Top 15 pessoas do mundo selecionadas para participar de um workshop intensivo sobre Sexualidade e Saúde Sexual nas dependências da Organização Mundial de Saúde (OMS) na cidade de Genebra, na Suíça, durante uma semana inteira no mês setembro de 2015. O curso é promovido pela Geneve Foundation for Medical Education and Research e faz parte de uma espécie de premiação aos melhores alunos do curso on line intitulado “Training Course in Sexual and Reproductive Health Research”, realizado no ano de 2014. Este curso de 7 meses de duração teve a participação de mais de 500 inscritos de vários lugares do mundo, principalmente da África e Índia, com módulos semanais sobre HIV e AIDS, planejamento familiar, direitos sexuais, saúde sexual e reprodutiva do adolescente e saúde materna e perinatal, entre outros temas. Também incluiu atividades semanais como provas, testes e entrega de trabalhos versando sobretudo sobre aspectos atuais da saúde sexual no Brasil e o panorama do nosso país com relação a temas e condições sexuais correlatas. Além da Dra. Alessandra Diehl, outra pesquisadora brasileira, a psicóloga, Dra. Denise Leite Vieira, do Grupo de Estudos em Sexualidade (Gesex) da Unifesp, também foi selecionada e fará companhia à Dra. Alessandra Diehl representando o Brasil. Segundo a Dra. Alessandra, “este workshop é uma grande oportunidade para ampliação de rede com vários outros profissionais do mundo, principalmente daqueles de países em desenvolvimento, que em geral estão na chamada linha de frente de seus serviços, a fim de trazer novas experiências e boas práticas clínicas que podem ser incorporadas em nosso país”.

Dra. Alessandra Diehl, médica psiquiatra do 4.° Andar Masculino (Prédio Central), setor de dependência química do Instituto Bairral

Dra. Alessandra Diehl, médica psiquiatra do 4.° Andar Masculino (Prédio Central), setor de dependência química do Instituto Bairral.

Evento Festivo de Inverno

No dia 16 de julho os funcionários do Instituto Bairral de Psiquiatria desfrutaram de mais um momento de confraternização, o Evento Festivo de Inverno. Na oportunidade apresentou-se aos participantes no auditório do hospital o palestrante Rossandro Klinjey, reconhecido nacional e internacionalmente como um dos expoentes na área das palestras motivacionais, além de autor de diversos livros, o qual discorreu sobre “A arte de viver e conviver no trabalho”. Sua fala ensejou momentos de reflexão sobre aspectos importantes de nossas vidas que devem permear as relações tanto pessoais quanto profissionais.

Na ocasião ocorreu também a entrega da “Honraria Dalila Baptista”, homenagem anual a funcionários que se destacaram em sua atuação. Os escolhidos do ano de 2015 são o Dr. Agenor Pares de Lima, Alexandra Aparecida R. Gonçalves e José Roberto Klesse. Em seguida foi oferecida a todos uma noite de massas ao som da DJ Kay.

Maria Stella (coordenadora de Recursos Humanos) e o palestrante da noite Rossandro Klinjey.

Maria Stella (coordenadora de Recursos Humanos) e o palestrante da noite Rossandro Klinjey.

Palestrante da noite Rossandro Klinjey.

Palestrante da noite Rossandro Klinjey.

Senhor Aberto Rosatto (Presidente do Conselho Diretor) , Dr. Agenor Pares de Lima homenageado da noite , senhort José Eduardo (Vice-Presidente do Conselho Diretor) e Dr. Marcelo Ortiz.

Senhor Aberto Rosatto (Presidente do Conselho Diretor) , Dr. Agenor Pares de Lima homenageado da noite , senhort José Eduardo (Vice-Presidente do Conselho Diretor) e Dr. Marcelo Ortiz.

4

Alexandra Aparecida R. Gonçalves homenageado da noite juntamente com sua coordenadora enfermeira Daniela mistro

Senhor Alberto Rosatto e José Roberto Klesse homenageado da noite.

Senhor Alberto Rosatto e José Roberto Klesse homenageado da noite.

Ganhador do premio da noite.

Ganhador do premio da noite.

Ganhadora do premio da noite.

Ganhadora do premio da noite.

Ganhadora do premio da noite.

Ganhadora do premio da noite.

Funcionários presente no evento festivo.

Funcionários presente no evento festivo.

CEPAB debate a adoção de crianças por casais homoafetivos

No mês em que se comemora o orgulho gay em vários países, o Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (Cepab), uma das federadas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), propôs no dia 30 de junho um debate acalorado e cientificamente embasado sobre a adoção de crianças por casais homoafetivos. Trata-se de um tema de ponta e pauta da agenda de movimentos sociais no Brasil e em outras sociedades ao redor do mundo. Além de promover a atualização do público presente, o debate também teve o objetivo de capacitar os médicos-residentes em Psiquiatria do Instituto Bairral para desenvolver a dialética e a argumentação sobre determinadas questões, independentemente de crenças e convicções pessoais de cada um.

Os R1 Paulo Santana, Flávio Semioni, Alfredo Piacentim e Leonardo Afonso dos Santos, orientados pelo psiquiatra infantil Dr. Fernando Zezza (do setor Recanto) e pela psiquiatra e educadora sexual Dra. Alessandra Diehl (do 4.º Andar Masculino), expuseram ampla e brilhantemente temas complementares que englobaram aspectos do desenvolvimento afetivo e emocional das crianças segundo a visão de Winicotti, o papel da maternagem e da paternagem no adequado desenvolvimento das mesmas, os aspectos jurídicos envolvidos no processo de adoção, o estado da arte do Legislativo brasileiro com relação ao casamento gay e a adoção de crianças, os riscos e danos à saúde física e mental de crianças que permanecem longo tempo institucionalizadas,  estatísticas sobre crianças institucionalizadas esperando adoção hoje no Brasil, diferentes formas de famílias, incluindo a “família mosaico”, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os estudos disponíveis sobre a adoção de crianças por casais de lésbicas e gays, o preconceito, a homofobia e os desafios a serem enfrentados por qualquer família que adota, quer seja ela oriunda de uniões homo ou heterossexuais.

A diretoria do Cepab parabeniza os quatro médicos-residentes do primeiro ano pelo empenho e dedicação na elaboração da apresentação, a qual certamente muito contribuiu para ampliar o olhar sobre esta importante e urgente questão.

Os R1, Alfredo Piacentim,  Leonardo Afonso dos Santos, psiquiatra infantil Dr. Fernando Zezza (do setor Recanto), psiquiatra e educadora sexual Dra. Alessandra Diehl, Paulo Santana e Flávio Semioni.

Os R1, Alfredo Piacentim, Leonardo Afonso dos Santos, psiquiatra infantil Dr. Fernando Zezza (do setor Recanto), psiquiatra e educadora sexual Dra. Alessandra Diehl, Paulo Santana e Flávio Semioni.

Página 1 de 8812345...102030...Last »