Arquivo

Capacitação para profissionais das Residências Terapêuticas

Em 5 de outubro teve lugar no Centro de Educação Continuada do Instituto Bairral uma capacitação para funcionários das Residências Terapêuticas, com o objetivo de atualizar e ampliar o conhecimento a respeito de como funciona esse serviço, além do aprimoramento sobre técnicas práticas de urgências e emergências nas RTs.

Os temas abordados foram: CAPS II como referência ao serviço de Residência Terapêutica; atribuições do cuidador; autonomia e independência do morador; ética e humanização; normas e regulamentos; questões sociais; estimulação cognitiva; cuidados gerais (higiene, curativos, medicação); e urgências e emergências. As abordagens foram de natureza teórica e prática.

A capacitação teve duração de quatro horas e foi conduzida pelas enfermeiras Camila da Costa Parentoni e Roberta Inácio do Couto Rossi, como representantes do CAPS II e das RTs, e enfermeiros Jonas Felipe Claudino e Marco André Theodoro, direcionando toda a dinâmica prática e extra-hospitalar. Integrando a equipe, foi muito importante a participação da assistente social Fernanda Castilho Rondelo, exemplificando questões sociais que caracterizam este modelo de serviço, bem como das demais profissionais da equipe multiprofissional do CAPS II, a psicóloga Fernanda Oliveira Perin e a terapeuta ocupacional Mariana Dutra Zafani, que focalizaram questões de estímulo cognitivo e terapêutico nas atividades do dia-a-dia destes pacientes.

O evento foi muito positivo e dinâmico, com participação ativa dos funcionários submetidos à capacitação.

Enfermeira Roberta Inácio do Couto Rossi abordando assuntos da capacitação.

Enfermeira Roberta Inácio do Couto Rossi abordando assuntos da capacitação.

Funcionários das Residências Terapêuticas e enfermeiros durante a capacitação.

Funcionários das Residências Terapêuticas e enfermeiros durante a capacitação.

Abordagens práticas.

Abordagens práticas.

Enfermeiros Jonas Felipe Claudino e Camila da Costa Parentoni, a assistente social Fernanda Castilho Rondelo, a psicóloga Fernanda Oliveira Perin e os enfermeiros Roberta Inácio do Couto Rossi e Marco André Theodoro.

Enfermeiros Jonas Felipe Claudino e Camila da Costa Parentoni, a assistente social Fernanda Castilho Rondelo, a psicóloga Fernanda Oliveira Perin e os enfermeiros Roberta Inácio do Couto Rossi e Marco André Theodoro.

Equipe de psiquiatras do Bairral é qualificada em evento para estudo sobre suicídio que ocorrerá na instituição

Os médicos psiquiatras Drs. Edivarley Rodrigues da Costa Jr., Marcel Vella Nunes, Marcelo Pinheiro Machado Adelino e Milan Patrício Bata Mitrovitch, integrantes do corpo clínico do Instituto Bairral, juntamente com a coordenadora do Centro de Pesquisas Sinapse-Bairral Marielle Nunes e o pesquisador e investigador principal Prof. Dr. Acioly Luiz Tavares de Lacerda, participaram do evento ASPIRE Investigator’s Meeting nos dias 3 a 5 de outubro, em Miami, Flórida (EUA).

Esse encontro foi realizado com o intuito de apresentar o novo protocolo de estudo em pacientes deprimidos e com tentativa de suicídio. Os médicos e coordenadores de pesquisas foram capacitados na aplicação das escalas e na avaliação adequada dos pacientes, conforme exigências do protocolo. Estiveram presentes centros de toda a América: Argentina, Brasil, Canadá e Estados Unidos. Nossos médicos obtiveram um ótimo desempenho e receberam certificação internacional para aplicação de todas as escalas do estudo, seja de segurança ou de eficácia da medicação.

“Trata-se de um estudo desafiador, mas muito animador, pois sempre procuramos uma resposta mais rápida em pacientes com ideação e planejamento suicida. É uma corrida contra o tempo e saber que podemos contar com algo que tem grande possibilidade de nos ajudar a vencer essa batalha contra o suicídio é reconfortante”, diz o Dr. Edivarley, médico psiquiatra do Núcleo de Terapia Intensiva, unidade do Bairral responsável pelo manejo de pacientes com esse perfil.

Mais uma vez o Instituto Bairral de Psiquiatria, na vanguarda do conhecimento científico, desponta como um dos centros de maior potencial para recrutamento de pacientes com esse perfil, devido à alta complexidade de atendimentos que realiza, tanto em suas unidades de internação quanto nas unidades ambulatoriais.

Dr. Milan Patrício Bata Mitrovitch, Dr. Marcelo Pinheiro Machado Adelino, Prof. Dr. Acioly Luiz Tavares de Lacerda, Marielle Nunes, Dr. Marcel Vella Nunes e Dr. Edivarley Rodrigues da Costa Junior.

Dr. Milan Patrício Bata Mitrovitch, Dr. Marcelo Pinheiro Machado Adelino, Prof. Dr. Acioly Luiz Tavares de Lacerda, Marielle Nunes, Dr. Marcel Vella Nunes e Dr. Edivarley Rodrigues da Costa Junior.

Mês do Idoso na Estância

Em 1.° de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso. Essa data foi instituída pela ONU em 1991 com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população idosa. A  equipe multiprofissional da Estância, uma das unidades geriátricas do Instituto Bairral de Psiquiatria, organizou um calendário especial de atividades terapêuticas para seus pacientes durante todo o mês de outubro. Além dos grupos terapêuticos, dos grupos de reabilitação neuropsicológica e da terapia ocupacional, os pacientes foram envolvidos em atividades ainda mais prazerosas e estimulantes, voltadas para a melhoria da qualidade de vida e o resgate da autoestima.

Os pacientes participaram de um almoço especial na churrasqueira, fizeram um passeio à hamburgueria, assistiram a uma sessão de cinema no confortável e moderno auditório do Instituto Bairral e participaram de um baile. Desde setembro deste ano um educador físico passou a fazer parte da equipe da Estância, juntando-se à psiquiatra, ao clínico geral, à psicóloga, à terapeuta ocupacional, à equipe  de enfermagem, à nutricionista, ao fisioterapeuta, à assistente social, ao coordenador e ao assistente administrativos e à equipe de apoio. O referido profissional vem desenvolvendo um programa de atividades adaptadas às necessidades dos pacientes neste momento de suas vidas. Esse trabalho baseia-se na constatação, por numerosos estudos científicos, de que o exercício físico é fundamental para a manutenção da saúde física e mental, auxiliando também no tratamento de quadros depressivos.

Dentro das comemorações do Mês do Idoso,  a Dra. Carmen Abigail F. Dantas, médica endocrinologista, apresentou interessante palestra para os pacientes sobre dieta saudável e dietas específicas para diabéticos e hipertensos. Na ocasião, aquela profissional enfatizou a importância da dieta para o tratamento de doenças com possíveis complicações vasculares, cujo controle é fundamental para o funcionamento cerebral, prevenindo assim o desenvolvimento de alguns tipos de síndromes demenciais e o agravamento de quadros depressivos.

Comemoração ao Dia Internacional do Idoso.

Comemoração ao Dia Internacional do Idoso.

Instituto Bairral é reconhecido pela FAPESP como Instituição de Pesquisa

É com muita alegria e satisfação que compartilhamos a informação de que a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo aceitou o cadastro do Instituto Bairral como instituição de pesquisa na plataforma SAGe (“Sistema de Apoio à Gestão”). Agora, os pesquisadores de todo o Estado podem indicar o Bairral como instituição coordenadora ou participante em pesquisas financiadas pela FAPESP. Todos os pesquisadores do Bairral, em contrapartida, podem e devem tentar submeter seus projetos, bem como utilizar o nome de nossa instituição junto à FAPESP.

Essa foi mais uma iniciativa do Centro de Pesquisas Sinapse-Bairral, parceria realizada entre o Instituto Bairral e o Instituto Sinapse, coordenado pelo Prof. Dr. Acioly Luiz Tavares de Lacerda, o qual realiza e publica pesquisas acadêmicas exclusivas e em conjunto com diversas instituições renomadas: UNIFESP, USP, UNICAMP, dentre outras. Elabora desde revisões da literatura, relatos de casos até ensaios clínicos de ponta que estão na fronteira do conhecimento científico da atualidade nos mais variados temas da psiquiatria e neurociências: esquizofrenia, dependência química, depressão, Alzheimer. Atualmente possui 5 alunos de mestrado e conta com uma forte parceria junto à residência médica em psiquiatria do Instituto Bairral.

Conquistas como essa nos dão a certeza de que o Bairral, uma Instituição com 80 anos de tradição e pioneirismo, se consolida a cada dia como um complexo de excelência em saúde mental, onde a assistência, o ensino e a pesquisa científica caminham de mãos dadas rumo ao bem-estar mental, em concordância com as tendências mais modernas e atuais da Psiquiatria no mundo.

Capacitação para Conselheiros

Nos dias 29 de setembro e 6 de outubro a equipe de conselheiros do Instituto Bairral de Psiquiatria, seus respectivos líderes, alguns integrantes do Serviço Social e um grupo de enfermeiros participaram de uma capacitação na Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota desenvolvida por Maurício Landre, coordenador técnico da CT. Na oportunidade foram abordados temas como dependência química, dinâmica sobre observação de perfil e atenção aos sentimentos, afeto e afetividade, comunicação e tratamento.

Além do conhecimento teórico, a atividade propiciou uma maior integração entre os componentes do grupo e uma intensa troca de experiências sobre as abordagens nos diversos setores do hospital.

Participantes da capacitação para conselheiros.

Participantes da capacitação para conselheiros.

Participantes da capacitação para conselheiros.

Participantes da capacitação para conselheiros.

Página 1 de 13212345...102030...Última »

Warning: implode(): Invalid arguments passed in /home/bairral/www/blog/wp-content/themes/ZenHealth/footer.php on line 1