Arquivo

Cepab de junho: palestra em parceria com o Laboratório Janssen-Cilag

No dia 28 de junho o Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (Cepab), em parceria com o Laboratório Janssen-Cilag, realizou um evento nas dependências do Instituto Bairral, trazendo o Dr. Ary Gadelha, renomado pesquisador e professor da Unifesp-EPM (Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina), para falar sobre o tema “Aperfeiçoando o tratamento da esquizofrenia na fase aguda e no longo prazo”.

De uma maneira muito didática e descontraída o palestrante conseguiu desmistificar alguns temas que circundam o tratamento dos pacientes portadores de esquizofrenia, baseando seus argumentos em fundamentação científica, traçando um paralelo com a prática clínica e salientando a importância da abordagem multiequipe desses pacientes. Abordou também as principais opções terapêuticas existentes para os principais perfis de pacientes com os quais se depara no atendimento diário, e ressaltou que o tratamento psicofarmacológico é um dos principais instrumentos no manejo do paciente para que este venha a apresentar um melhor prognóstico.

Um enfoque especial foi dado para a medicação de depósito, recurso de que o psiquiatra se vale quando o paciente possui problemas sérios de adesão, ou o ambiente no qual o paciente vive oferece pouco ou nenhum suporte para que consiga fazer o uso adequado da medicação via oral. Mostrou como os psiquiatras brasileiros possuem uma cultura de não prescrição desse tipo de medicação, até mesmo por desconhecimento dessa opção, e contrastou essa postura com a dos psiquiatras de outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, onde são prescritas medicações de depósito de maneira muito mais ampla.

Em um segundo momento a equipe do Laboratório Janssen-Cilag apresentou a medicação de depósito que produz, Invega Sustenna® (palmitato de paliperidona), e deu algumas informações de como usá-la e como adquiri-la, além de apresentar os benefícios com o uso de tal medicação.

Eventos como esse, que o Instituto Bairral promove juntamente com seus parceiros, ajudam a difundir e ampliar o conhecimento em saúde mental, contribuindo para uma prática cada vez mais sólida e baseada em evidências científicas, rumando para a excelência em psiquiatria e objetivando, principalmente, o bem-estar mental de nossos pacientes, nossa maior meta.

"Aperfeiçoando o tratamento da esquizofrenia na fase aguda e no longo prazo"

“Aperfeiçoando o tratamento da esquizofrenia na fase aguda e no longo prazo”

Deixe seu comentário