Arquivo

Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota estará representada no V Instituto da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas

O Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota (Programa do Instituto Bairral de Psiquiatria) Maurício Landre foi convidado para representar as comunidades terapêuticas do Brasil no V Instituto da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (V WFTC Mallorca 2016), que acontecerá em Palma de Maiorca, na Espanha, de 30 de novembro a 3 de dezembro, organizado pelas Associações Projectehome Balears e Proyecto Hombre. O convite partiu da FEBRACT –  Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas.

O evento reunirá líderes especialistas históricos e emergentes em comunidade terapêutica de todo o mundo, que têm como grande objetivo em comum tornar possível que uma pessoa possa se libertar das drogas, e terá como documento básico para os fóruns de discussão a Declaração de Gênova”, formulada em 2010 em Gênova, na Itália, quando lá se reuniram mais de 250 especialistas, entre os quais se achava Maurício Landre.

“Somos testemunhas de um mundo que vem sofrendo mudanças estruturais rápidas, que vão desde o rompimento com normas sociais aceitas e acordadas, ou simplesmente aceitas, até as vendidas pelo ‘canto da sereia’ da gratificação imediata”, diz Maurício, que complementa: “Novas drogas estão surgindo. A internet e a velocidade do mundo digital têm manifestado preocupação que, em conjunto com a violência urbana, fazem com que a existência de comunidades terapêuticas seja mais necessária do que nunca.”

Entre os membros do Comitê Científico do encontro estará presente o PhD George De Leon, maior pesquisador em comunidades terapêuticas no mundo. Além do coordenador da CT Santa Carlota, farão parte da delegação brasileira o Presidente da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Luís Roberto Chaim Sdóia, e a Diretora e Coordenadora do Programa Além da Rua do Instituto Padre Haroldo, Lúcia Sdóia, que estarão discutindo temas importantes para o futuro das CTs.

Com certeza teremos muitas contribuições a dar no conclave com vários exemplos exitosos, principalmente com o modelo adotado pelo Estado de São Paulo junto ao SUS e ao Instituto Bairral de Psiquiatria, que decidiram investir no modelo que trabalha os vínculos e o estilo de vida capaz de auxiliar o paciente na sua reinserção social.

Maurício Landre, Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota (Programa do Instituto Bairral de Psiquiatria) foi convidado para representar as comunidades terapêuticas do Brasil no V Instituto da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (V WFTC Mallorca 2016).

Maurício Landre, Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota (Programa do Instituto Bairral de Psiquiatria) foi convidado para representar as comunidades terapêuticas do Brasil no V Instituto da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (V WFTC Mallorca 2016).

logo

Deixe seu comentário


Warning: implode(): Invalid arguments passed in /home/bairral/www/blog/wp-content/themes/ZenHealth/footer.php on line 1