Arquivo

Curso “Desenvolvimento para Analistas de Treinamento e Desenvolvimento”

Em 25 e 26 de abril todos os integrantes da equipe de Recursos Humanos do Instituto Bairral presenciaram o curso “Desenvolvimento para Analistas de Treinamento e Desenvolvimento”, ministrado pela consultora Ana Grecco, sócia-diretora da empresa Misina & Grecco – Consultoria em Recursos Humanos.

O evento teve como objetivo alinhar conceitos e ampliar conhecimentos na área de treinamento e desenvolvimento, possibilitando entender o processo e suas etapas com um olhar mais estratégico, considerando que essa área envolve grande responsabilidade no desenvolvimento de nossos colaboradores.

O curso constituiu um momento de muito aprendizado e integração da equipe, proporcionando um grande aprimoramento para as rotinas de trabalho.

Ana Grecco e Equipe de Recursos Humanos durante curso.

Ana Grecco e Equipe de Recursos Humanos durante curso.

Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz visita Bairral

Na semana de 23 a 27 de abril Iane Melo, Polyana Medeiros Lustosa e Crislene Duarte Barbosa, funcionárias da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, do Piauí visitaram a área de Recursos Humanos/SESMT do Instituto Bairral e a Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota com o intuito de ampliar conhecimento e trocar experiências. As visitantes conheceram toda a estrutura de Recursos Humanos/SESMT da instituição, assim como da CT Santa Carlota.

Nos dias em que estiveram no setor de Recursos Humanos e no SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) foram-lhes explicados todos os processos dessas áreas, desde o recrutamento e seleção até a admissão do funcionário, incluindo planejamento de treinamento e desenvolvimento, segurança do trabalho e rotinas do Departamento Pessoal.

Na Comunidade Terapêutica participaram especificamente do dia-a-dia com os residentes, estando presentes no seminário, na espiritualidade e na cerimônia dos recém-chegados. A reunião de equipe também foi um momento que lhes possibilitou compreender todo o processo de tratamento, desde o recolhimento até a fase da reinserção social.

Iane, Polyana e Crislene, junto a Coordenadora de Recursos Humanos Maria Stella e sua equipe.

Iane, Polyana e Crislene, junto a Coordenadora de Recursos Humanos Maria Stella e sua equipe.

Funcionárias dodo SESMT, recebendo as visitantes.

Funcionárias do SESMT, recebendo as visitantes.

Funcionários da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, durante visita a Comunidade Terapêutica Santa Carlota.

Funcionários da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, durante visita a Comunidade Terapêutica Santa Carlota.

Visitantes acompanhadas da equipe de Segurança do Trabalho.

Visitantes acompanhadas da equipe de Segurança do Trabalho.

Curso E-Social – Instruções práticas

No dia 12 de abril a equipe do setor de Recursos Humanos do Instituto Bairral esteve participando de uma capacitação sobre E-Social na cidade de Rio Claro (SP), num curso oferecido pela Sindhosfil – Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo. O curso, desenvolvido pelo grupo Quantum e ministrado pelo consultor empresarial Abdias de Melo, permitiu conhecer mais sobre o E-social, projeto do Governo Federal cuja implantação teve início neste ano de 2018 e tem como objetivo facilitar o trabalho e diminuir a burocracia das empresas. Por meio do E-Social todos os dados e informações de natureza fiscal, trabalhista e previdenciária serão encaminhados aos órgãos do governo via internet, que os centralizará e onde estarão à disposição para os respectivos fins. Em breve o Bairral deverá colocar sua parte em prática, iniciando a implantação no mês de julho deste ano. O E-Social é de grande importância em face dos muitos benefícios que proporcionará; no entanto, sua implantação é uma tarefa bastante complexa e exige capacitação da maioria das equipes de trabalho do hospital. O curso oferecido pelo grupo Quantum promoveu o esclarecimento de dúvidas com exercícios práticos e interação entre os participantes, ensejando troca de conhecimentos e colocando-os muito próximos da realidade da situação.

Equipe do setor de Recursos Humanos do Bairral junto aos palestrantes do evento.

Equipe do setor de Recursos Humanos do Bairral junto aos palestrantes do evento.

Diretores e representantes de indústria farmacêutica visitam Bairral

Um grupo de diretores e representantes da indústria farmacêutica Daichii Sankyo esteve em visita oficial ao Instituto Bairral de Psiquiatria no dia 11 de abril. Na ocasião foram proferidas aos visitantes palestras pelos médicos Dr. Marcelo Pinheiro Machado Adelino, Dr. Agenor Pares de Lima e Prof. Dr. Acioly Luís Tavares de Lacerda sobre as atividades de nosso hospital.

Complementando as palestras, realizou-se uma visita dos 35 componentes do grupo ao Bairral, para conhecer alguns detalhes do dia-a-dia da instituição. Visitas mais detalhadas foram feitas em 3 de nossas 19 unidades de internação: Mirante, que é uma das unidades de tratamento para os usuários de substâncias; Vivenda, voltada principalmente para diagnósticos de alterações de humor e pensamento em suas fases agudas; e Estância, que acolhe, diagnostica e trata pacientes com idade mais avançada, e onde se localiza a clínica da memória.

Os visitantes puderam observar o funcionamento de atividades como os grupos terapêuticos, grupos operativos, atividades poliesportivas e as oficinas de terapia ocupacional.

Representantes da indústria farmacêutica no decorrer da visita ao Bairral.

Representantes da indústria farmacêutica no decorrer da visita ao Bairral.

Capacitação para acompanhantes terapêuticos

No dia 10 de abril teve lugar no Centro de Educação Continuada do Instituto Bairral uma capacitação para acompanhantes terapêuticos com o objetivo de aprimorar os cuidadores que irão atuar nessa atividade compondo o Setor de Acompanhamento Terapêutico do hospital, habilitando-os a lidar com cada perfil diagnóstico dos pacientes.

O curso teve a participação de 14 cuidadores. Ministrado pelos enfermeiros Beatriz Juliana Zancheta, Camila da Costa Parentoni, Jonas Felipe Claudino e Lincoln Eduardo Cardoso, foi dividido em três módulos:

Módulo I – Básico geral

  • Postura profissional no ambiente de trabalho
  • Ética profissional
  • Cuidados básicos na assistência ao paciente

Módulo II – Perfil diagnóstico

  • Psicogeriatria e neurológico
  • Dependência química
  • Psicose e depressão.

Módulo III – Manejo com os pacientes

  • Manejo adequado através de vivência e dramatização com situações reais do dia-a-dia de trabalho.

Finalizando a capacitação, realizou-se uma dinâmica de grupo abrangendo o trabalho em equipe, com o objetivo de inserir o grupo no contexto de uma equipe multiprofissional.

Equipe de cuidadores participando de dinâmica durante a capacitação.

Equipe de cuidadores participando de dinâmica durante a capacitação.

Página 1 de 14112345...102030...Última »

Warning: implode(): Invalid arguments passed in /home/bairral/www/blog/wp-content/themes/ZenHealth/footer.php on line 1