Arquivo

Bairral adquire máquina lavadora de alta tecnologia

O Instituto Bairral adquiriu para o seu setor de Lavanderia uma nova máquina lavadora extratora compacta da marca Mamute, que tem capacidade para lavar 120 kg de roupas. Trata-se de um equipamento com tecnologia ultramoderna e baixo consumo de água, produtos, energia e tempo.  No dia 3 de abril os colaboradores da Lavanderia receberam um treinamento ministrado pelos técnicos da Mamute e também da empresa Diversey de produtos químicos, após o qual iniciaram-se os processos de lavagem com o novo dispositivo.

Importante ressaltar que esta aquisição possibilitará agilizar aqueles processos e agregar mais qualidade ao serviço que a Lavanderia presta ao setor SUS e demais unidades de internação do Bairral, bem como facilitar o trabalho dos colaboradores responsáveis pelo seu funcionamento.

Coordenadora de Lavanderia Maria José Sartorelli Duzo, junto a funcionárias da equipe de Lavanderia que fazem uso da nova lavadora.

Coordenadora de Lavanderia Maria José Sartorelli Duzo, junto a funcionárias da equipe de Lavanderia que fazem uso da nova lavadora.

 Lavadora extratora compacta da marca Mamute adquirida pelo Bairral.

Lavadora extratora compacta da marca Mamute adquirida pelo Bairral.

Equipamentos eletromédicos

Com a construção de uma cultura de segurança do paciente, o Bairral está em pleno avanço na busca de ferramentas para trabalhar em prol da melhoria da assistência à saúde. Para iniciar, a equipe médica foi contemplada com o curso Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS, na sigla em inglês) e os enfermeiros com o curso Suporte Básico de Vida (BLS), ambos ministrados pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, a fim de aprimorar a assistência técnica. Nessa mesma direção, novos equipamentos foram adquiridos, como monitores multiparâmetros, cardioversor e eletrocardiógrafo da marca Phillips, objetivando proporcionar um atendimento de emergência eficaz e seguro usando tecnologia de última geração.

Novos equipamentos adquiridos pelo Bairral.

Novos equipamentos adquiridos pelo Bairral.

Qualidade

No último trimestre de 2018 o Bairral inaugurou o Setor de Qualidade, cujo objetivo geral é o de manter e estabelecer processos de melhoria continua, que contribuirão para atingir, de forma constante, a satisfação, segurança e qualidade da assistência prestada aos pacientes, e, consequentemente, o sucesso sustentado e a sobrevivência da instituição em um ambiente competitivo. Envolve ainda objetivos específicos, como o de promover a interação entre os setores do hospital por meio de gestão por processos.

Danieli Bellini - Gerente Técnica e Ricardo Veiga - Engenheiro de Segurança do Trabalho, integrantes da equipe do setor de Qualidade.

Danieli Bellini – Gerente Técnica e Ricardo Veiga – Engenheiro de Segurança do Trabalho, integrantes da equipe do setor de Qualidade.

Núcleo de Terapia Intensiva II

No final de 2018 foram concluídas as obras do Núcleo de Terapia Intensiva II, unidade destinada a atender os pacientes do Prédio Central internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço construído contempla uma área de 504,86 m² e tem capacidade para 16 leitos (8 femininos e 8 masculinos), além de 4 leitos de emergência. Em 12 de fevereiro foram inaugurados os leitos masculinos, e em 4 de março os femininos.

Conforto e segurança são características próprias do ambiente nessa nova e importante unidade, agregando qualidade ao tratamento dos pacientes e proporcionando-lhes bem-estar.

Núcleo de Terapia Intensiva II

Núcleo de Terapia Intensiva II

Núcleo de Terapia Intensiva II

Núcleo de Terapia Intensiva II

CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade

De 27 a 30 de março aconteceu em Juiz de Fora (MG) o II CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade, com o tema “Desafios na pesquisa em Espiritualidade e Saúde”. O evento, que tem o Bairral como um de seus atrocinadores, chega à sua segunda edição com sucesso crescente; todas as 500 vagas iniciais foram preenchidas, tendo sido necessária abertura de cota extra, com o que a participação alcançou 700 congressistas de 120 cidades e 17 estados. O II CONUPES permitiu que pesquisadores e profissionais da área de saúde tivessem contato com as mais recentes evidências científicas dos benefícios da espiritualidade na saúde e qualidade de vida. Dentre as diversas atividades nele promovidas merece destaque a participação do professor titular de Harvard, Dr. Tyler VanderWeele, que trouxe um conceito ainda pouco explorado no Brasil, o “florescimento humano”, modelo com foco em saúde positiva que se preocupa com a evolução do indivíduo em cinco domínios: felicidade e satisfação com a vida, saúde física e mental, sentimento de significado e propósito, caráter e virtude e relações sociais próximas. Segundo o Dr. Tyler, pouquíssimas pessoas poderiam alcançar verdadeiro estado de florescimento tendo prejuízo importante em algum desses domínios, motivo pelo qual devemos trabalhar essas questões, especialmente com os nossos pacientes assistidos. O Bairral foi representado no congresso pelo Dr. Aldo Cabrera Casarotto, médico psiquiatra de seu corpo técnico. Os conhecimentos adquiridos no CONUPES foram repassados à equipe técnica do hospital durante seminário no dia 10 de abril no Grupo de Estudos de Espiritualidade da instituição.

Dr. Aldo Cabrera Casarotto duante II CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade

Dr. Aldo Cabrera Casarotto duante II CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade

II CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade

II CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade

 

Página 1 de 15612345...102030...Última »