Arquivo

Ações de Desenvolvimento Institucional e Captação de Recursos

Entre os dias 4 e 7 de junho, concomitantemente com o Congresso Brain 2019, o gerente de desenvolvimento institucional Ricardo Silveira Moriyama e a gerente administrativa Camila Marques estiveram em Brasília cumprindo agenda de relações governamentais, visitando parlamentares da bancada paulista e se reunindo com autoridades federais relevantes para o sistema de saúde, em especial nos Ministérios da Saúde e Cidadania, a saber:

1) Reunião com o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania

No dia 4, das 11h00 às 13h00, Camila e Ricardo se reuniram com Dr. Quirino Cordeiro na Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania, onde discutiram:

  • Detalhes e impactos do Decreto 9.761, de 11 de abril de 2019, que criou a Política Nacional sobre Drogas (PNAD), o qual, entre outras iniciativas importantes, reconhece os hospitais psiquiátricos como aparelho oficial de combate às drogas.
  • Detalhes da Portaria 563, de 19 de março de 2019, que criou o cadastramento das comunidades terapêuticas e das entidades de prevenção, apoio, ajuda mútua, atendimento psicossocial e ressocialização de dependentes de álcool e outras drogas e seus familiares, e estabelece regras e procedimentos para o credenciamento das mesmas no âmbito do Ministério da Cidadania.
  • Detalhes da Portaria 562, de 19 de março de 2019, que criou o plano de fiscalização e

monitoramento de comunidades terapêuticas no âmbito da Senapred.

  • Detalhes sobre o cadastramento da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota.
  • Procedimento para obter o financiamento de 20 leitos da CT Santa Carlota no chamamento de agosto/2019.
  • Consulta sobre a possibilidade de obter financiamento do Ministério da Cidadania para a implantação de uma comunidade terapêutica feminina de 30 leitos, com algumas dessas vagas destinadas a mãe nutriz.

2) Reunião com a Coordenadora Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Dra. Maria Dilma Alves Teodoro

No dia 5, das 8h00 às 9h00, os gerentes supracitados, acompanhados pelo Diretor Superintendente Nivaldo José Caliman, se reuniram com a Dra. Maria Dilma Alves Teodoro no Ministério da Saúde, apresentando-lhe o trabalho desenvolvido pelo complexo psiquiátrico Bairral, o qual recebeu amplo reconhecimento da Coordenadora de Saúde Mental no que tange à qualidade, tendo a mesma destacado a importância de nosso trabalho e feito elogios especiais ao nosso Programa de Residência Médica em Psiquiatria.

3) Reunião com a Senadora Mara Gabrilli e seus assessores

No dia 5 reuniram-se com a Senadora Mara Gabrilli e seus assessores, sendp informados que o Bairral deverá ser contemplado com uma emenda parlamentar para custeio ainda este ano, e que a senadora incluirá o Bairral em seu plano de emendas parlamentares para 2020.

4) Visita a gabinetes do Congresso Nacional

Os gerentes em pauta estiveram em 9 gabinetes de deputados federais da bancada paulista com atuação relevante nas áreas de saúde, saúde mental e filantropia, para os quais apresentaram o trabalho do Bairral, convidando-os para uma visita oficial ao hospital e salientando a importância de auxílio via emenda parlamentar para a continuidade de nosso trabalho. Também foi visitado o gabinete do deputado federal Eros Biondini, eleito por Minas Gerais, que é o líder da Frente Parlamentar das Comunidades Terapêuticas.

Gerentes do Bairral Camila e Ricardo, juntos a Senadora Mara Gabrilli.

Gerentes do Bairral Camila e Ricardo, juntos a Senadora Mara Gabrilli.

Diretor Superintendente Nivaldo e Gerentes do Bairral Camila e Ricardo em reunião com a Dra. Maria Dilma Alves Teodoro e Selma Regina Maria do Carmo Teixeira Assistente Técnica de Planejamento de Ações em Saúde na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo no Ministério da Saúde.

Diretor Superintendente Nivaldo (a direita) e os Gerentes do Bairral Ricardo e Camila (a esquerda) em reunião com a Dra. Maria Dilma Alves Teodoro Coordenadora Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde e Selma Regina Maria do Carmo Teixeira Assistente Técnica de Planejamento de Ações em Saúde na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo no Ministério da Saúde.

Ricardo e Camila, juntos ao Deputado Federal Guiga Peixoto e o Coronel Wagner Rodrigues.

Ricardo e Camila, juntos ao Deputado Federal Guiga Peixoto e o Coronel Wagner Rodrigues.

Camila e Ricardo em reunião com Dr. Quirino Cordeiro na Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania.

Camila e Ricardo em reunião com Dr. Quirino Cordeiro na Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania.

Ricardo gerente de desenvolvimento institucional e a gerente administrativa Camila Marques, junto ao Dr. Quirino Cordeiro.

Deixe seu comentário