Arquivo

Capacitação “Um olhar para o cuidar”

A demanda de cuidados em saúde mental não se restringe apenas a minimizar riscos de internação ou controlar sintomas. Atualmente, os cuidados envolvem também questões pessoais, sociais e emocionais, relacionadas à convivência com o adoecimento mental. Tais cuidados são cotidianos e envolvem uma demanda de atenção nem sempre prontamente assistida devido a inúmeras dificuldades vivenciadas pelas equipes de cuidadores e enfermagem.

Em tal contexto, faz-se necessário capacitar os profissionais envolvidos nessa assistência para que desenvolvam um olhar mais criterioso, de sensibilidade e previsão. Cuidar é também perceber a outra pessoa como ela é, e como se mostra, seus gestos e falas, sua dor e limitações. Percebendo isso, o cuidador tem condições de prestar o cuidado de forma individualizada, a partir de suas ideias, conhecimentos e criatividade, levando em consideração as particularidades e necessidades da pessoa a ser cuidada. Esses cuidados devem ir além dos cuidados com o corpo, pois além do sofrimento físico decorrente de uma doença ou limitação, há que se levar em conta as questões emocionais, a história de vida, os sentimentos e emoções da pessoa a ser cuidada.

Nas datas de 28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro foi realizada no Bairral a capacitação “Um olhar para o cuidar”, que teve como público-alvo os profissionais que lidam diretamente com pacientes que demandam mais cuidados devido ao prejuízo cognitivo e no desenvolvimento para atividades de vida diária (AVD), os quais, em nossa instituição, estão alojados nos setores 1º Andar Feminino, Anexo A, Anexos AB1 e AB2, Recanto, Serviço Infantil, CAPS II e Serviço de Residência Terapêutica II.

Todo o conteúdo foi voltado ao desenvolvimento deste olhar nos profissionais, além de instruir para o manejo de comportamentos e para os cuidados assistenciais e sociais, visando sempre a reforçar o vínculo entre paciente e cuidador. As palestras foram ministradas pela equipe multiprofissional do CAPS/AE com o suporte do setor de RH e registraram a presença de cerca de 80 profissionais, entre cuidadores e pessoal da enfermagem.

Psicólogas Marília e Carolina juntas a Enfermeira Lívia durante a Capacitação.

Psicólogas Marília e Carolina juntas a Enfermeira Lívia durante a Capacitação.

Terapeuta Ocupacional Mariana e Psicóloga Fernanda Perin, durante participação no evento.

Terapeuta Ocupacional Mariana e Psicóloga Fernanda Perin, durante participação no evento.

Psicóloga Fernanda Rondelo e Enfermeira Lívia durante a Capacitação.

Psicóloga Fernanda Rondelo e Enfermeira Lívia durante a Capacitação.

Deixe seu comentário