Arquivo

Curso Teórico de Mindfulness Baseado em Prevenção de Recaída – MBRP

Entre os dias 16 e 19 de agosto o Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota Maurício Landre participou do Curso Teórico de Mindfulness Baseado em Prevenção de Recaída – MBRP, um dos três módulos do curso oferecido pela Academia Brasileira de Pesquisa e Formação em Mindfulness – MBRP/UNIFESP. O objetivo do curso é formar facilitadores dessa prática, auxiliando portadores do transtorno por uso de substâncias que estão em processo de recuperação e reabilitação a lidar com gatilhos e situações de risco de recaída. O curso aconteceu em São Paulo (SP), na sede da Unidade de Dependência de Drogas – UDED da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e contou com especialistas, doutores e profissionais de diferentes áreas de formação que atuam hoje no tratamento da dependência do álcool e drogas.

Mindfulness é uma habilidade que o ser humano adquire desde a fase de desenvolvimento; as crianças têm uma atenção plena muito aguçada. Ao longo do tempo, com nossas características culturais, principalmente ocidentais, que valorizam o consumismo, o status, poder, prazer, lazer e dinheiro, dentre outras, nós, seres humanos, vamos perdendo a capacidade de atenção a detalhes aparentemente simples que são as reações de nosso corpo e nossa mente, diante das exposições do dia-a-dia, e assim acabamos perdendo essa capacidade de se autoconhecer e se autorregular.

Na dependência de drogas, a exposição a situações e gatilhos de risco muitas vezes aciona um desconforto e descontrole que culminam com a volta ao uso de substâncias. Entre o estímulo e a resposta ao estímulo mora nosso poder de decisão que, na maioria dos casos, responde através de um piloto automático e, na maioria das vezes, responde mal a esses estímulos. Mindfulness nos ajuda a resgatar essa atenção, e assim, com o controle do corpo e dos pensamentos, podemos fazer escolhas melhores, mais seguras.

O curso tem como coordenadora a psicóloga Dra. Ana Regina Noto, graduada em Psicologia e em Farmácia Bioquímica, com mestrado e doutorado em Psicobiologia pela UNIFESP, coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Saúde e Uso de Substâncias – NEPSIS do Centro Regional de Referência em Crack e outras Drogas – CRR-DIMESAD-UNIFESP e do MBRP-Brasil.

Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota Maurício Landre, com Dra. Ana Regina Noto e demais participantes do curso.

Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota Maurício Landre, com Dra. Ana Regina Noto e demais participantes do curso.

 Doutora Vivian Vargas, durante o curso.

Doutora Vivian Vargas, durante o curso.

Deixe seu comentário


Warning: implode(): Invalid arguments passed in /home/bairral/www/blog/wp-content/themes/ZenHealth/footer.php on line 1