Arquivo

Festa de Natal do Recanto

Em 5 de dezembro realizou-se a 19.ª Festa de Natal do setor Recanto, uma das unidades de tratamento do Instituto Bairral. Essa atividade, criada pela terapeuta ocupacional Maria Salete, tem o objetivo de reunir famílias, pacientes e equipe para uma confraternização alegre e descontraída.  É um espaço de troca de informações sobre a evolução dos pacientes crônicos, bem como uma oportunidade de desfrutar o bem-estar de um momento em família.

O setor ficou todo enfeitado e preparado para receber a todos com o maior carinho; muitas famílias já conhecem o Recanto há muito tempo, e famílias novas estavam curiosas para vivenciar a festa.

Inicialmente foi realizada a apresentação de coral. Os pacientes ensaiam o ano todo para esse dia, com canções em português e inglês. Eles fecharam a apresentação com a canção “Imagine”, de John Lennon, fazendo com que as famílias se aproximassem para cantar junto, e se emocionassem.

Em seguida foram servidos os comes e bebes em meio a muita descontração, troca de experiências entre as famílias, orientações e acolhimento pela equipe, além da visita do Papai Noel, encenada por um dos pacientes que se vestiu com a fantasia para distribuir balas aos convidados e colegas, criando instantes de grande magia e alegria para todos.

Para estes pacientes crônicos a presença da família, muitas vezes rara no dia-a-dia, torna-se um momento único. Com comportamento muitas vezes pueril e/ou dependente de seus parentes, são esses os únicos laços que puderam fazer em toda sua vida, e a presença deles numa oportunidade como essa é o maior presente que o Natal poderia lhes proporcionar.

Infelizmente alguns já perderam todos seus familiares, sendo a equipe do setor seu único vínculo, e esta, até mesmo pelos muitos anos de convivência de grande parte dos funcionários, acolhe-os e compreende-os do mesmo modo, tornando o Recanto uma grande família!

Deixe seu comentário