Arquivo

I Simpósio de Personalidade Borderline – “De perto não é tudo igual”

No dia 9 de dezembro de 2017 técnicos da Vivenda, uma das unidades de tratamento do Instituto Bairral, estiveram presentes no I Simpósio de Personalidade Borderline do Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo (SP), que abordou um amplo leque de temas: conceitos atuais de personalidade e transtornos de personalidade “borderline” (TPB); comorbidades psiquiátricas; o funcionamento “borderline”; diferentes abordagens psicoterapêuticas para o TPB; técnicas de abordagem, avaliação e escalas de personalidade; manejo de “crise” e tratamentos alternativos.

O evento contou com palestrantes experientes no manejo de pacientes com TPB que atendem no Ambulatório Integrado dos Transtornos de Personalidade e do Impulso, que atua desde 1996 no Instituto de Psiquiatria (IPq) do HC-FMUSP, entre eles os Drs. Erlei Sassi Jr., Fernanda Martins Sassi e Anny Karina P. M. Menezes.

No Instituto Bairral o setor Vivenda recebe pacientes com TPB e busca sempre compreender para tratar, procurando aprimorar-se e atualizar-se quanto às novidades na área que visem ao melhor método para atender seus internos.

No simpósio do qual estamos falando os estudos de caso foram interessantes e complementares às palestras, mostrando na vivência as dificuldades e os êxitos nos atendimentos desta categoria de pacientes, tendo sido possível trocar experiências e entender melhor nossa demanda, o que veio a contribuir bastante com a prática clínica no acolhimento de pacientes com este perfil diagnóstico.

Completamos a informação sobre o simpósio com uma informação técnica: “Transtornos da personalidade compreendem diversos estados e tipos de comportamento clinicamente significativos; alguns aparecem precocemente durante o desenvolvimento individual sob a influência conjunta de fatores constitucionais e sociais, enquanto outros são adquiridos mais tardiamente durante a vida. Eles representam desvios extremos ou significativos das percepções, dos pensamentos, das sensações e particularmente das relações com os outros. Tais tipos de comportamento englobam múltiplos domínios do funcionamento psicológico.” (Fonte: DATASUS)

Na foto, da esquerda para a direita: psicóloga Cassiana Galdi, enfermeiro Jonas Claudino, professor de educação física Michael Fraccarolli e terapeuta ocupacional Gabriela Novaes.

Na foto, da esquerda para a direita: psicóloga Cassiana Galdi, enfermeiro Jonas Claudino, professor de educação física Michael Fraccarolli e terapeuta ocupacional Gabriela Novaes.

Deixe seu comentário


Warning: implode(): Invalid arguments passed in /home/bairral/www/blog/wp-content/themes/ZenHealth/footer.php on line 1