Arquivo

Integrando a psiquiatria e as religiões

Crescem as evidências científicas da importância das religiosidade e da espiritualidade na promoção de saúde mental das pessoas em tratamento como mais um elemento a ser valorizado e integrado dentro das abordagens psicossociais. No entanto, a grande maioria dos profissionais da saúde em geral e também da saúde mental têm receio de abordar esse tema com seus pacientes e de como fazê-lo, por carência de treinamento, preconceitos e falta de informação sobre as religiões e seus valores, rituais, práticas e crenças.

Foi pensando nisso foi que, por iniciativa da R2 Dra. Érica Maia, os médicos-residentes de psiquiatria do 2.° ano do Instituto Bairral organizaram um ciclo de seminários sobre o estudo das religiões que teve lugar todas as quintas-feiras ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, totalizando oito encontros.

A Dra. Érica Maia abordou as religiões afro-brasileiras, o Dr. Iúri Barbieri o islamismo, o Dr. Rafael Manrique o catolicismo, Dr. Murilo Brasileiro o protestantismo, Dra. Cintia Ito o budismo, Dra. Addy Deloya o judaísmo, Dra. Anita Fonseca o hinduísmo e finalmente, o Dr. Aldo Casarotto focalizou o espiritismo.

O objetivo principal dos seminários foi ampliar os conhecimentos sobre esse tema e aproximar os residentes em formação de uma prática clínica que respeite e valorize a diversidade religiosa dos seus pacientes. Para a Dra. Alessandra Diehl e a Dra. Viviane Franco, ambas médicas psiquiatras do Instituto Bairral que mediaram as discussões durante os seminários, a iniciativa foi bastante interessante, oportunizando aos participantes diversos conhecimentos sobre a ótica de cada religião no tocante à origem, seus valores e costumes, além da sua interface com a psiquiatria e temas atuais tais como o casamento, aborto, adultério, virgindade, homossexualidade e suicídio, por exemplo.

A Dra. Alessandra acredita que a iniciativa dos médicos-residentes R2 do Instituto Bairral em estudar esse conteúdo está na vanguarda dos currículos da educação, pois o tema é ainda subexplorado dentro da formação acadêmica e na formação psiquiátrica, devendo, portanto, ser incorporado como um conteúdo que tende a promover uma prática psiquiátrica mais humanizada e respeitosa.

Dra. Érica Maia, Dr. Iúri Barbieri, Dr, Rafael Manrique, Dr. Murilo Brasileiro, Dra. Addy Deloya, Dra. Anita Fonseca, Dra. Cíntia Ito e Dr. Aldo Casarotto e seus respectivos temas no ciclo de seminários sobre as religiões.

Dra. Érica Maia, Dr. Iúri Barbieri, Dr, Rafael Manrique, Dr. Murilo Brasileiro, Dra. Addy Deloya, Dra. Anita Fonseca, Dra. Cíntia Ito e Dr. Aldo Casarotto e seus respectivos temas no ciclo de seminários sobre as religiões.

Deixe seu comentário