Arquivo

CEPAB – REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Em 30 de abril a Dra. Renata Ávila, neuropsicóloga da USP, esteve no Bairral a convite do Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral – Cepab para ministrar palestra sobre o tema “Reabilitação neuropsicológica”.

Na sua explanação a palestrante apontou que o treinamento de neuroreabilitação é fundamentado no Programa para Demência Baseado no Método Montessori, desenvolvido pelo psicólogo Dr. Cameron Camp, que segue a seguinte filosofia: “Todo ser humano tem o direito de ser tratado com respeito e dignidade, de ter um papel na comunidade, de contribuir com suas melhores habilidades e de viver plenamente, respeitando a si mesmo, aos outros e ao ambiente.”

Seu maior objetivo é focar na pessoa como um todo, procurando minimizar o estigma e o preconceito em relação ao idoso, especialmente aquele com demência, de uma maneira mais personalizada e individual, para que possa ser melhor explorada a funcionalidade do paciente com declínio cognitivo de grau leve a moderado, criando, desse modo, oportunidades para que esta pessoa decida o que é importante para seu bem-estar e quais atividades lhe são significativas, tornando-a mais independente, ativa e feliz e continue a ter controle sobre sua própria vida.

O maior intuito é que essas pessoas não passem horas na frente de uma televisão ligada, com olhar perdido, e/ou dormindo sentadas em uma poltrona, mas que sejam estimuladas para atitudes que lhes permitam contribuir com os que as cercam e, por exemplo, ajudar a colocar a mesa, entregar correspondência, arrumar as flores, que se organizem para tomar decisões relevantes para elas. E que participem de grupos de leitura, jogos, discussões sobre a atualidade, enfim, tudo aquilo que julgam importante para suas vidas, quer estejam em suas próprias casas ou em instituições de longa permanência ou mesmo numa internação hospitalar.

Dra. Renata Ávila, neuropsicóloga da USP e Dra. Francelma Freitas médica psiquiatra do Bairral.

Dra. Renata Ávila, neuropsicóloga da USP e Dra. Francelma Freitas médica psiquiatra do Bairral.

Deixe seu comentário