Arquivo

Mensagem aos funcionários 2012

Ao término de mais um ano, eu não poderia deixar de apresentar a cada um dos nossos funcionários os mais sinceros agradecimentos pelo empenho e dedicação que recebemos de todos, o que resultou em mais um ano pleno de realizações.

Em primeiro lugar, cabe destacar que se trata realmente de um momento especial, por estar o Bairral completando, agora em dezembro, setenta e cinco anos de fundação, ou seja, toda uma longa vida dedicada à Psiquiatria Hospitalar.

Além disso, pudemos concretizar diversos novos projetos, ainda que continuassem presentes as dificuldades que assoberbam os estabelecimentos de saúde e em especial os hospitais psiquiátricos.

Infelizmente, prevalece a política governamental de não promover reajustes nas diárias do SUS, o que acarreta sérios problemas de gestão, pois, como é evidente, os custos não cessam de aumentar. A par disso, muitos pacientes que antes se internavam na categoria de particulares hoje têm planos de saúde, de tal sorte que temos que nos empenhar em negociar reajustes com os convênios, tarefa que não é fácil e algumas vezes resultam em valores que não permitem a recuperação plena de perdas anteriores.

Esses fatos obrigam o Conselho Diretor e a Diretoria Administrativa a se manterem atentos, gerenciando criteriosamente as nossas atividades, para não surgirem descontroles que possam comprometer a saúde financeira da instituição.  Mas, ainda uma vez, podemos dizer que, graças ao empenho, dedicação e compreensão de todos, estamos conseguindo manter a Fundação Bairral em equilíbrio econômico-financeiro, em condições, portanto, de continuar atingindo os seus objetivos institucionais.

Neste ano conseguimos concretizar alguns dos nossos projetos mais caros.

Iniciamos a primeira turma de nossa Residência Médica, transformando a instituição em Hospital-Escola, permitindo-nos não só cuidar das pessoas, mas também gerar conhecimento na área da Psiquiatria, formando profissionais médicos mais capacitados para prestar melhor assistência aos pacientes.

Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Saúde, demos início às atividades da nossa Comunidade Terapêutica, instalada na Fazenda Santa Carlota, oferecendo 80 vagas para recuperação de dependentes de álcool e drogas. Tivemos a honra de contar, em julho, com as presenças do Sr. Governador Geraldo Alkmin, do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz, do Padre Haroldo Hans e de outras personalidades na cerimônia de inauguração daquela unidade.

Por outro lado, reafirmo que a busca incessante pela excelência do nosso atendimento continua. Esse tem que ser um processo permanente, pois a cada dia somos confrontados por novos desafios, razão pela qual continuaremos a investir na capacitação dos funcionários, de todos os níveis, por não haver dúvidas de que o aperfeiçoamento dos nossos serviços sempre dependerá da qualidade do trabalho de cada um.

Gostaria de destacar, também, que, apesar das dificuldades, pudemos manter e até melhorar o conjunto de benefícios concedidos aos nossos funcionários, fiéis aos fundamentos da filosofia que norteiam a Fundação, dentre os quais se destaca o nosso empenho em valorizar o ser humano de todas as formas.

Para finalizar, quero agradecer novamente a todos os nossos colaboradores pelo empenho, pela dedicação com que exerceram as suas atividades em todos os setores da instituição, e expressar a minha confiança de continuarmos a progredir no próximo ano, para podermos cumprir o nosso objetivo primordial, que é o acolhimento dos nossos irmãos que passam pela prova da doença mental.

E, enfim, quero desejar a todos, em meu nome pessoal e em nome de todos os membros dos Conselhos Diretivos e da Administração da Fundação Espírita “Américo Bairral”, votos de um Ano Novo pleno de realizações, com  muita paz, muita harmonia e muito amor.

Alberto Luís de Mello Rosatto

Presidente do Conselho Diretor

Deixe seu comentário