Arquivo

Atualização em Psiquiatria Geriátrica

O XXII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica aconteceu em São Paulo, nos dias 16 e 17 de março.  Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues, médica psiquiatra, e Nathália Siqueira, psicóloga, profissionais da equipe do setor Estância, uma das unidades geriátricas do Instituto Bairral de Psiquiatria, estiveram presentes nesse importante evento.

O evento contou com a presença da Dra. Michal Schnaider Beeri, PhD-Professora da Icahn School of Medicine at Mont Sinai, entre outros renomados especialistas. Dra. Michal conduziu conferência sobre a relação entre diabetes mellitus tipo II e demências, apresentando estudos que mostram evidências da relação entre diabetes e demência Vascular, explicando como alterações metabólicas desses pacientes levam a lesões vasculares cerebrais.

Teve destaque também a mesa-redonda em que se discutiram estratégias de prevenção de síndromes demenciais. Foram apresentados estudos sobre a relação entre insônia e o desenvolvimento e o agravamento de quadros demenciais. Pacientes com insônia têm hipermetabolismo cerebral durante a noite, favorecendo o estresse, e podem ter hipometabolismo cerebral durante o dia, causando piora em seu desempenho cognitivo. Para tratamento da insônia, foram amplamente discutidas as estratégias ligadas à higiene do sono, como a exposição à luz solar, atividade física regular, vida social, técnicas de relaxamento, meditação e adequação do ambiente para o repouso, lembrando que a estratégia medicamentosa deveria ser a última opção no tratamento da insônia.

Ainda sobre a prevenção das demências, os estudos mostram que o exercício físico torna o cérebro mais resistente a lesões e aumenta a neuroplasticidade.

No simpósio foi apresentado o Tailored Activity Program (TAP). Trata-se de instrumento de terapia ocupacional para a reabilitação funcional de pacientes com quadros demenciais. O TAP envolve a orientação dos cuidadores e usa atividades baseadas em interesses prévios dos pacientes.

Foi apresentado também o Método Montessori para Demência. Trata-se de uma adaptação do método utilizado em educação e que tem sido usado com a finalidade de preservar a autonomia dos pacientes portadores de síndromes demenciais.

Além do acesso às mais recentes pesquisas em Psiquiatra Geriátrica, com palestras sobre Neurorradiologia, Medicina Nuclear, novos antidepressivos e uso da melatonina para pacientes idosos, o simpósio contou com um excelente workshop com os especialistas do Proter (Programa Terceira Idade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP). Nele foram discutidas as diretrizes atuais para tratamento da depressão em idosos e o diagnóstico e tratamento da Doença de Alzheimer.

Psiquiatra Ana Maria e psicologa Nathália durante XXII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica.

Psiquiatra Ana Maria e psicóloga Nathália durante o Simpósio.

Deixe seu comentário


Warning: implode(): Invalid arguments passed in /home/bairral/www/blog/wp-content/themes/ZenHealth/footer.php on line 1