Arquivo

Bairral presente no VII Congresso de Iniciação Científica – CIC 2016

A Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), em parceria com outras universidades (USP e UNESP), realizou nos dias 29 e 30 de setembro o VII Congresso de Iniciação Científica – CIC 2016. Este evento tem o objetivo de compartilhar o conhecimento produzido por alunos de graduação e pós-graduação das três universidades, as quais se destacam no cenário nacional pela qualidade de sua produção no campo da Educação Física e Esporte, em suas diversas áreas temáticas. Foi realizado na FEF/UNICAMP e contou com atividades nas áreas de conhecimento, englobadas em três principais eixos: Atividade Física Adaptada e Saúde; Educação Física e Humanidades; Biodinâmica e Ciências do Esporte.

A coordenadora do setor de Educação Física do Instituto Bairral de Psiquiatria, professora Daniele Colosso Craveiro, participou do congresso com a apresentação, no formato pôster, do seu projeto de pesquisa denominado “A eficácia do exercício físico no tratamento da ‘fissura’ e da autoestima em dependentes de crack”, que terá início ainda este ano em parceria com a FEF/UNICAMP. Além dessa apresentação, também participou de palestras e mini-cursos durante o conclave. Daniele já frequenta semanalmente, desde o início deste ano, o GEPEN (Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Neurociências) na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, contando com o incentivo do Prof. Dr. Miguel de Arruda (Diretor da FEF/UNICAMP) e a convite da Profª. Dra. Paula T. Fernandes (Coordenadora do GEPEN).

O objetivo do GEPEN é nuclear um grupo de pesquisa na linha temática de Psicologia do Esporte na FEF/UNICAMP, considerando três linhas de pesquisa. A linha pela qual  Daniele submeterá sua pesquisa será “Psicologia do Esporte e sua interface com doenças neurológicas”, que visa a identificar os aspectos psicológicos e cognitivos relacionados com a  atividade física ou o exercício físico em doenças diversas, como epilepsia, AVC, lúpus, Doença de Alzheimer, Comprometimento Cognitivo Leve, TDAH, doenças neuromusculares e transtornos psiquiátricos.

Dra. Paula T. Fernades (Coord. Dep. Psicologia do Esporte e Neurociências  FEFUNICAMP), Daniele Colosso Craveiro (Coord. do setor de Educação Física do Instituto Bairral) e Prof. Dr. Miguel de Arruda (Diretor FEFUNICAMP).

Dra. Paula T. Fernades (Coord. Dep. Psicologia do Esporte e Neurociências FEFUNICAMP), Daniele Colosso Craveiro (Coord. do setor de Educação Física do Instituto Bairral) e Prof. Dr. Miguel de Arruda (Diretor FEFUNICAMP).

Daniele Colosso Craveiro (Coord. do setor de Educação Física do Instituto Bairral)

Daniele Colosso Craveiro (Coord. do setor de Educação Física do Instituto Bairral)

Deixe seu comentário